top of page

Por que a nova música do TripleS se chama "Girls' Capitalism"?

O tão esperado subgrupo da MODHAUS teve sua estreia e chamou atenção por escolher um título curioso para a faixa principal do álbum

unit "LOVElution", do grupo TripleS, posa em foto promocional.
(Divulgação / MODHAUS)

Na última quarta-feira (16 de agosto), o LOVElution, mais nova unit do grupo feminino TripleS, fez seu debut com o EP intitulado "ↀ" (lMuhan). Com a participação das integrantes Nien, Hyerin, Yubin, Kaede, Dahyun, Seoyeon, Sohyun e Xinyu, esse é o quarto subgrupo do projeto de 24 membros no total e, até agora, cinco units. A intenção do projeto é apresentar as múltiplas possibilidades e os múltiplos talentos de seus artistas.


O último lançamento do TripleS foi o álbum "Assemble", em fevereiro deste ano e contou com a presença das dez primeiras integrantes escolhidas. A estreia desta semana, o EP de oito faixas inéditas e, aproximadamente, vinte minutos de duração, deixou o público super animado e também curioso, já que faixa principal recebeu um nome marcante: "Girls' Capitalism". Confira mais sobre a faixa após a publicidade.


Leia também: TripleS: Conheça o promissor girlgroup formado por 24 membros selecionadas por votação



"Girls' Capitalism" do TripleS foi produzida por El Capitxn, produtor conhecido no ramo e nome por trás de projetos do BTS, como o álbum "D-DAY" do rapper SUGA. A música registra uma melodia pop e um instrumental de pegada retrô. Ela foi definida pela SoHyun como uma canção que "pode transmitir uma energia positiva e te mostrar que você é linda sendo você mesma" (estilizado "beyoutiful").


O MV (music video) inicia com a entrada das integrantes para tirar a tradicional foto anual escolar como parte de um clube chamado "Mad Money Club For Sad Girls". Durante a produção que, até agora, acumula cerca de 10 milhões de views, as membros apresentam as dez regras do clube. Algumas regras, como "ler mais", "ter uma alimentação saudável" e "sonhar alto", são bem simples. Já outras, são inusitadas, como "não chore, seja rica" e "sem dinheiro, sem futuro."



O grupo se utiliza de um conceito que é muito explorado no k-pop, o chamado girl crush, que busca passar uma mensagem positiva e de empoderamento feminino. Por mais que algumas pessoas tentem imaginar o verdadeiro significado no título escolhido para a estreia da unit, não há um sentido oficial anunciado pelo grupo ou empresa, mas é possível desenvolver interpretações através dos elementos, da narrativa e, principalmente, da letra.


"Girls' Capitalism" parece falar das normas que são impostas para as mulheres, ditando como elas devem se portar, se alimentar, se vestir e até mesmo no que acreditar, coisas que podem ser conquistadas através do consumo. Mas, na faixa, as meninas falam sobre se sentir bem consigo mesma e encontrar a sua beleza interior — algo que não é preciso comprar.


"Eu sou o meu próprio padrão. Oh, eu me amo" — Girls' Capitalism, TripleS



Com a narrativa apresentada, pode-se dizer que o capitalismo das garotas (tradução literal do título "Girls' Capitalism") impõe regras ao sexo feminino, mas, com o avançar do MV, o TripleS / LOVElution se nega a segui-las e decide dar ouvido ao seu próprio coração, o que se conecta com o refrão simples e animado.


Essa mensagem de superação não está apenas na letra, mas também em cenas do videoclipe. Uma delas é o momento em que as integrantes, com roupas básicas e "de cara limpa" dançam em um cenário com grandes bolsas de lojas e notas fiscais no fundo, mostrando que não seguem mais os ideiais de consumo e nem veem coisas "compráveis" como algo necessário para se sentir bem.


Trecho do MV de Girls' Capitalism do TripleS.
(Reprodução / Youtube)

Além de Girls' Capitalism do TripleS: mais músicas de empoderamento no Kpop


Muitas artistas abordam a temática do empoderamento desde as primeiras gerações do k-pop, apostando no conceito girl crush e em mensagens de autoaceitação e amor próprio, seja em relação a padrões de beleza ou a seguir os sonhos. Essa também não é a primeira vez que o TripleS fala desses assuntos: na faixa título "Rising", presente no álbum "Assemble", o grupo canta sobre acreditar em si mesmo e não desistir, fazendo referência a sua grande estreia no MV.


"Quanto mais forte a chuva, mais forte eu me torno"

Outros grupos e solistas também têm trabalhos com esse conceito, como o ITZY com a famosa canção "Dalla Dalla", "HIP" do Mamamoo e "Woman" da cantora BoA, por exemplo.


E aí, gostou da análise? Então segue o Café com Kimchi nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos!


72 visualizações
bottom of page