top of page

O que é dorama? Entenda o significado da famosa palavra

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Os doramas estão em nosso cotidiano, mas você sabe de onde vem a palavra?

(Reprodução: tvN/ JTBC / Netflix)


Os doramas são um dos principais símbolos da cultura asiática atualmente, para além do K-pop, é um dos responsáveis por espalhar a Hallyu pelo mundo. Porém, você sabe qual a origem da palavra? Para entender porque falamos dorama, ao invés de drama, é preciso entender um pouco sobre gramática.




Os doramas têm origem da palavra "drama" e são séries produzidas em países asiáticos como; Japão, Coreia do Sul, China, Tailândia e Taiwan. Tanto no Japão quanto na Coreia, recebem o nome de “dorama”, pois em ambas as línguas a gramática possui uma característica em comum: uma consoante precisa estar acompanhada de uma vogal. É isso que vai fazer o som da palavra fazer sentido.


Na Coreia, o alfabeto utilizado é o Hangul (한글). Uma das regras gramaticais é que uma consoante, se estiver meio de uma palavra, precisa estar acompanhada por outra vogal. Geralmente, essa vogal é o ㅡ (pronuncia: 'ugh'). Tanto que, se você escutar um nativo falando, soa algo como “deurama(드라마). Porém, fica um questionamento, qual maneira é a correta se referir á séries sul-coreanas?


A verdade é que a expressão surgiu no japonês, então quando vemos um coreano falando “deurama”, provavelmente ele está se referindo ao termo "drama", ou seja, as séries sul-coreanas. O termo K-drama é válido e muito utilizado, da mesma forma que diferenciamos; J-drama, C-drama e TW-drama, por exemplo. Vale ressaltar que já utilizamos essa separação em nosso cotidiano, como K-pop e K-beauty, nada mais justo que se referir às produções como K-dramas!



Outra curiosidade, que os amantes dos K-dramas provavelmente já conhecem, é que o termo não se refere ao gênero. Os K-dramas trazem desde tramas simples às mais complexas, em diversas categorias, como; terror, romance, comédia, suspense, históricos, e o próprio drama rs. Caso você tenha entrado nessa matéria para iniciar no mundo do entretenimento sul-coreano, aqui no Café você encontra várias indicações!




Você já sabia sobre a origem do termo? Conta para o Café em nossas redes sociais!


1.285 visualizações

Comments


bottom of page