top of page

Por que o novo álbum do NCT DREAM se chama ISTJ? Conheça o MBTI dos membros e o significado do teste

Atualizado: 20 de jul. de 2023

"ISTJ" é o primeiro lançamento do NCT DREAM após a passagem pelo Brasil e brinca com uma ferramenta da Psicologia: o teste de personalidade MBTI

Membros do NCT Dream, boygroup sul-coreano, posam em cenário colorido para o seu novo álbum ISTJ
(Divulgação / SM Entertainment)

Após semanas em sua primeira turnê na América Latina — que incluiu uma noite mágica em São Paulo —, o NCT DREAM voltou à península coreana para lançar seu mais novo álbum na última segunda-feira (17). ISTJ é o terceiro álbum do grupo produzido pela SM Entertainment e conta com nove faixas inéditas, além do pré-single Broken Melodies, que foi divulgado em junho como um "esquenta" para o projeto.


Além de apresentar um lado promissor dos sete integrantes, o álbum do NCT Dream "ISTJ" ainda faz referência direta a um teste de personalidade muito famoso entre os idols de K-pop e, consequentemente, entre os seus fãs: o teste Myers-Briggs, ou MBTI. Este método baseado em um questionário ganhou forças no mundo todo nos últimos anos, sobretudo na Coreia, onde encontrou condições ideias para se popularizar.


O Café com Kimchi reuniu essa matéria um pouco mais sobre o teste MBTI, os motivos dele ter se tornado uma trend após a pandemia de COVID e como o método está presente no novo álbum do NCT DREAM. Também conversamos com a Dr.ª Maria Cristina Gattai, psicóloga e professora da PUC-SP que já publicou e orientou trabalhos sobre o teste. Mas antes de partir para a leitura, que tal conferir o music video de "Broken Melodies"?



Teste MBTI: o que é e como surgiu?


O teste MBTI foi idealizado pelas escritoras americanas Katherine Cook Briggs (mãe) e Isabel Briggs Myers (filha) entre 1928 e 1944, com inspiração no livro Psychological Types, do psiquiatra suíço Carl Jung. O estudo delas pretendida ajudar mulheres a se inserirem no mercado de trabalho, criando um ponte entre o perfil das candidatas, traçado através de um questionário, e as vagas de emprego disponíveis, levando-as até a vaga mais compatível com seu perfil.


O método MBTI se desenvolveu no campo da Psicologia e ganhou destaque pelo seu potencial para mapear até dezesseis tipos de personalidades. Elas são formadas a partir de quatro dicotomias manifestas no indivíduo: Extroversão e Introversão (representados por E e I), Sensação e Intuição (S e N), Pensamento e Sentimento (T e F) e Julgamento e Percepção (J e P). A combinação dessas dicotomias leva até um tipo de personalidade identificado por quatro letras, que sumariza a motivação de uma pessoa, como ela age e seu estilo de vida.


Duas mulheres, mãe e filha, em foto antiga em preto e branco.
(Reprodução/ Katharine Myers)

Méritos e Deméritos do teste MBTI


Para Maria Cristina Gattai, psicóloga e professora da PUC-SP, um dos méritos do MBTI é a possibilidade de autoconhecimento, pois ele permite que o indivíduo reflita sobre suas atitudes e funções psíquicas. "O teste leva a pessoa a tomar consciência sobre sua forma predominante (ou principal) de se posicionar frente ao mundo," explica a especialista. Já os deméritos estão relacionados à utilização equivocada do teste, como usá-lo para rotular alguém pelo seu tipo psicológico dominante ou acreditar que um tipo é melhor que outro.


Gattai lembra, ainda, que os pontos de corte na classificação dos perfis são muito próximos uns dos outros e, por isso, os resultados não podem ser considerados absolutos. Também vale ressaltar que, apesar de muitos conhecerem o teste MBTI pela internet, o questionário online não apresenta a ferramenta completa. "O MBTI, assim como qualquer outro teste psicológico, requer um profissional qualificado para fornecer a correta devolutiva do teste, isto é, sua interpretação, com recomendações de ações possíveis para se desenvolver em outras áreas," defende.




Boom na pandemia


Apesar do MBTI continuar em alta no mundo todo, pode-se dizer que o NCT Dream chegou um pouco "atrasado" na trend, já que teste de personalidade registrou um boom de popularidade durante a pandemia de COVID-19. Lee Myoung Ho, um psicólogo ouvido pela CNN, explicou o fenômeno dizendo que as pessoas ficaram mais ansiosas durante a pandemia, e uma das formas de encontrar conforto foi se 'categorizando' ao lado de outros. "Claramente, as pessoas se sentem menos ansiosas quando estão reunidas em um grupo."


Membros do NCT Dream, boygroup sul-coreano, posam em frente a letreiros iluminados para a promoção do seu single "Broken Melodies"
(Divulgação / SM Entertainment)

Maria Cristina Gattai também atribui a popularidade do teste ao isolamento na pandemia, que inibiu o convívio social e presencial em que era possível se conhecer pelos olhos dos outros; além disso, a internet permitiu a descoberta de novas ferramentas como o MBTI. O teste, então, fomentou a formação de grupos e laços através da tipologia. "A pandemia trouxe um sentido de urgência ou de necessidade de recuperar o tempo perdido, levando pessoas a procurem soluções imediatistas para se conhecerem e conhecerem os outros," aponta a professora.



Por que o MBTI é tão forte na Coreia do Sul?


Além da pandemia, fatores como altos índices de desemprego, o mercado hiper competitivo e o custo de vida elevado também podem ter colaborado para tornar a juventude coreana mais ansiosa, e tudo isso abriu o caminho para a popularização do teste MBTI no país. Mas, essa é apenas a causa. Já o efeito dessa popularidade, podemos observar em um campo muito mais específico e otimista: o amor.


Acontece que, na Coreia, o teste MBTI é utilizado para "encurtar" o tempo, esforço e dedicação investidos em um relacionamento por descartar de imediato os pretendentes com tipos psicológicos incompatíveis com o seu. A ferramenta é tão popular que é fácil encontrar "cabines de aconselhamento" sobre MBTI nas ruas de Seul, onde as letras do alfabeto romano usadas para designar um tipo facilmente se destacam em meio ao tradicional alfabeto hangul.

Uma cabine de aconselhamento MBTI em Seul, com destaque para as letras do alfabeto romano em contraste com o alfabeto hangul.
(Reprodução/ Jessie Yeung /CNN)

Gattai reconhece que essa aplicação do MBTI para relações amorosas é um caminho mais curto para o "match," mas também observa que há vantagens quando duas pessoas diferentes (de tipologias diferentes) se relacionam entre si: "por exemplo, um ENFP (Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo), um indivíduo entusiástico, conversador e aberto; com um ISTJ (Introvertido, Sensorial, Racional, Julgador), alguém mais cauteloso, conservador e quieto... É um desafio por serem perfis distintos, mas dizem que os opostos se atraem e se completam, e não há nada melhor para o desenvolvimento de uma pessoa do que se relacionar com personalidades diferentes da sua."



Por que o novo álbum do NCT Dream se chama ISTJ?


No lançamento do NCT Dream, a personalidade colocada sob os holofotes é aquela que batiza o álbum: ISTJ, ou Introvertido, Sensorial, Racional, Julgador, como é cantado nos primeiros versos da title track. O grupo retrata justamente a combinação mencionada anteriormente: quando alguém do tipo ENFP se apaixona por uma pessoa do tipo ISTJ, e o desejo de bagunçar um pouco do seu estilo de vida tão metódico da amada. A ideia de contraste também é trabalhada pelo cenário caótico e super colorido. Confira abaixo.



Além de uma participação no Studio Choom, as promoções para a nova era do NCT DREAM envolveram uma live na qual todos membros, exceto o Renjun, revelaram os seus tipos MBTI. Confira cada um deles abaixo.


Haechan: ISTP (Introvertido, Sensorial, Racional, Perceptivo)

Jisung: INFP (Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo)

Jeno: ISFP (Introvertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo)

Mark: INFJ (Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador)

Jaemin: ISFJ (Introvertido, Sensorial, Sentimental, Julgador)

Chenle: ENTJ (Extrovertido, Intuitivo, Racional, Julgador)


Renjun afirmou que não queria fazer o teste MBTI porque acredita que todas as pessoas têm uma personalidade única, e Jaemin complementou a ideia dizendo que, mesmo que o grupo esteja promovendo um álbum chamado ISTJ, ele não deseja que os fãs julguem uns aos outros baseados no teste. Queridos!


Você se identifica com algum tipo de personalidade do teste MBTI? Conta para o Café aqui nos comentários, e já segue a gente no Twitter e Instagram!


121 visualizações

Comments


bottom of page