top of page

FAMOSOS! Conheça alguns dos grupos mistos mais conhecidos da Coreia

  • Foto do escritor: vics
    vics
  • há 17 minutos
  • 8 min de leitura

Com o ALLDAY PROJECT fazendo cada vez mais barulho, listamos alguns grupos mistos de K-pop para você conhecer


(Divulgação / The Black Label)

Não há como negar que o ALLDAY PROJECT seja um dos principais assuntos do K-pop nos últimos meses. Independente do motivo, o quinteto da The Black Label, encabeçada pelo produtor hitmaker Teddy, vem alcançando o topo das paradas coreanas, oferecendo um conceito não tão comum na música sul-coreana: o de grupo misto (conhecidos como "co-ed").


No entanto, se você acha que o conceito é novo ou que o ADP é o primeiro a fazer sucesso na música coreana dentro dessa configuração, eu convido você a acompanhar o restante desta matéria!




Conheça um pouco dos principais grupos mistos coreanos (em ordem alfabética):


8Eight


Formado por Baek Chan (vocalista masculino e rapper), Lee Hyun (vocalista masculino e líder) e Joo Hee (vocalista feminina), o grupo misto gerenciado pela Source Music e produzido pela Big Hit foi um co-ed em atividade entre os anos de 2007 e 2014, dando disband após o fim do contrato.



Embora o co-ed não seja conhecido no lado ocidental do globo, o 8Eight teve um sucesso moderado na Coreia, alcançando bons números nas paradas e até mesmo ganhando a categoria de Best Mixed Group no MAMA de 2009, última vez que a categoria foi apresentada na maior premiação de música coreana.




AKMU


Os irmãos Lee Chan-hyuk e Lee Su-hyun formam o Akdong Musician, nascido em 2014 através da segunda temporada do famoso programa de talentos K-pop Star. Sob o título nacional honorário "Os Irmãos da Nação", o duo da YG detém imenso sucesso na Coreia, com inúmeros hits e prêmios acumulados ao longo dos mais de 10 anos em atividade.


Carinhosamente conhecidos entre os kpoppers brasileiros como o "Sandy & Junior da Coreia", o grupo misto já lançou três full albums, um live album, três mini e um single album. Entre os grandes sucessos, estão 200%, Give Love, Last Goodbye, Dinosaur, Nakka e a recente Love Lee.


(Divulgação / YG Entertainment)

Com quase 30 prêmios e quase 100 nomeações, o AKMU é reconhecido como um dos poucos artistas que ressoam igualmente tanto entre uma demografia jovem quanto uma mais velha, facilmente comprovado pelo recente sucesso como um dos hosts do conceituado programa musical noturno The Seasons, apresentado por grandes nomes populares da música, como ZICO, Park Bo-gum, Lee Hyori e, atualmente, 10CM.



Ditos como prodígios e gênios da música, ambos os irmãos também são reconhecidos por seus talentos individuais. Enquanto Su-hyun é elogiada pelos seus vocais marcantes e sólidos, capazes de alcançar notas altas estáveis, Chan-hyuk é creditado por seu talento na composição, arranjo e produção da discografia da dupla, que também estende-se para outros artistas, como Younha, WINNER, Big Naughty, TREASURE, IU, Code Kunst, BABYMONSTER e NAYEON.




ALLDAY PROJECT


O co-ed da The Black Label debutou em 23 de junho de 2025 com o single album Famous, apresentando ao mundo os idols Annie, Tarzzan, Bailey, Woochan e Youngseo.


Produzidos por Teddy, principal responsável pelos grupos da YG como o BIGBANG, 2NE1 e BLACKPINK, o grupo reune rostos relativamente conhecidos.


Youngseo foi uma membro pre-debut do ILLIT, tendo participado do survival R U Next?, enquanto Woochan era um dos trainees do projeto Trainee A, da Big Hit — então composto por Yorch (atual membro do POW), Sangwon (ALPHA DRIVE ONE), James (CORTIS), JJ (trainee pre-debut do SMTR25, da SM) e Jihoon (TWS).



Bailey era uma proeminente dançarina envolvida ativamente no mundo da dança, tendo competido em programas como o America's Got Talent e o World of Dance, colaborado com artistas como Janet Jackson e Meghan Trainor, e co-coreografado músicas como POP/STARS, do K/DA, Psycho, do Red Velvet, e IDEA, do TAEMIN.


Annie é uma chaebol (termo referente aos herdeiros de berço-de-ouro) de quarta geração, sendo a bisneta do fundador da Samsung e filha da CEO do grupo Shinsegae, uma das maiores lojas de departamento da Coreia e a primeira empresa de cartão de crédito do país.



Por fim, Tarzzan (nome real Lee Chae-won) era um modelo e dançarino antes de debutar como idol. Ele foi o primeiro dançarino coreano a ganhar dois anos seguidos o primeiro lugar da prestigiada e tradicional competição Dong-A Dance Competition, na categoria de dança contemporânea, na qual ele é treinado e formado. Como modelo, Tarzzan fotografou para ensaios da Vogue e GQ e participou da Seoul e Milan Fashion Week (2022 e 2024, respectivamente).



Além do primeiro single album, o ADP lançou recentemente One More Time, pre-release do primeiro EP auto-intitulado do grupo, a ser lançado no dia 08 de dezembro. Ainda, o grupo misto já acumula o prêmio de Next Leader Award no The Fact Music Awards e o Grand Honor's Choice (Daesang) no Korea Grand Music Awards. Eles ainda estão nomeados a cinco categoria no MAMA Awards, entre eles Best New Artist e Song of the Year.




Cool


Você provavelmente nunca ouviu falar no Cool, mas isso não quer dizer muita coisa. O grupo veterano originalmente formado por quatro membros debutou em 1994, mantendo Lee Jaehoon, Kim Sungsoo e Yuri na lineup.


Há mais de 30 anos o Cool é reconhecido não apenas como os representantes do verão coreano, mas também como um dos melhores grupos co-ed da história, com um som que geralmente transita entre o dançante (verão) e baladas (inverno). Em 2002, o sétimo álbum deles foi premiado pelo Golden Disc Award como o disco mais vendido do ano (Daesang).



Com um breve disband entre 2005 e 2008, finalizando as atividades oficialmente em 2014 após a turnê nacional comemorando o aniversário de 20 anos do grupo misto, a trajetória do Cool é digna de livro dos recordes. Nomeados duas vezes como Best Mixed Group no MAMA, o co-ed ganhou quatro dos quatro Bonsangs nos quais foram indicados no SBS Gayo Daejeon e possuem cinco dos sete prêmios no Golden Disc Awards.


Com diversos "hinos nacionais" como Aesang, Woman on the Beach, Sorrow, Destiny, Aloha e All For You, eles acumulam diversos First Place em programas musicais, constantemente ficando em primeiro lugar por até cinco semanas consecutivas.




KARD


Possivelmente o grupo misto mais famoso internacionalmente pré-ADP, o KARD é formado por J.Seph (main rapper), Somin (mais vocalist e visual), BM (main dancer) e Jiwoo (lead vocalist e maknae).


Em atividade desde 2016, com o pre-debut Oh NaNa, o grupo segue um conceito de baralho, com cada membro representando não apenas um naipe, mas também uma carta. J.Seph é o Ás de Espada, BM é o Rei de Paus, Somin é o Coringa preto e Copas, e Jiwoo é o Coringa colorido e Ouros.



Com um sucesso local tímido e ganhando o título de "um dos mais bem sucedidos grupos mistos do K-pop" pela Billboard norte-americana, o KARD já lançou sete mini-álbuns e um single album, contendo músicas como Hola Hola, Don't Recall, Bomb Bomb, Ring the Alarm, Icky e Touch.


Nos quase 10 anos, o co-ed possui oito prêmios, entre eles o Rookie of the Year no Asia Artist Awards.



Koyote


Na mesma categoria que o Cool, o Koyote é um nome desconhecido internacionalmente mas altamente bem-sucedido na Coreia, em atividade até os dias de hoje.


Com foco em dance pop e hip hop, o atual trio (Kim Jong-min, Shin Ji e Bbaek Ga) debutou em 1998, dando início a uma carreira que os colocou com um dos maiores grupos da história. Com 11 álbuns, três compilações, um remix album, três single albums, três mini e inúmeros singles, o sucesso do Koyote resultou em uma extensa lista de prêmios, que incluem o Rookie Award no SBS Gayo Daejeon e quatro das seis nomeações ao Best Mixed Group no MAMA (três deles em anos consecutivos, de 2003 a 2005).



Donos de diversos megahits (geralmente em títulos compostos por apenas duas sílabas coreanas), como Pure Love, Passion e Blue, o co-ed é o grupo misto mais longevo da história, cujo membros se tornaram símbolos nacionais.



Dentre os três, o líder Kim Jong-min é possivelmente o mais reconhecido, tendo participado de programas de variedades como o premiado 2 Days & 1 Night, onde é um membro fixo.



Triple7


Passageiro mas inesquecível no mundo "nugu" (termo popular para grupos menores/desconhecidos), o 777 (Triple7) foi um grupo misto de sete integrantes formado por membros do B.I.G (J-Hoon, Gunmin, Heedo e Jinseok) e 3YE (Yurim, Yuji e Haeun).



Em atividade entre agosto de 2021 e julho de 2022, eles lançaram apenas o debut single PRESENTE, cujo som é inspirado em uma sonoridade latina. Vieram, lançaram uma pedrada e foram embora.




Triple H


Não tão nugu, o Triple H uniu três nomes relativamente proeminentes da época ao colocar Hui e E'Dawn, do PENTAGON, no auge da title Shine, para formar um trio com HyunA, em um dos pontos mais alto de sua carreira solo.



O co-ed da Cube, cujo nome vem da primeira letra do nome real dos três integrantes (Hoe-taek, Hyo-jong e Hyun-ah), lançou dois mini álbuns entre 2017 e 2018, chegando ao fim com a polêmica envolvendo o então namoro de E'Dawn (hoje, conhecido como DAWN) e HyunA e um suposto namoro de Hui com a Soojin, do (G)I-DLE.




Y TEEN


Quem também não ficou de fora de ter o seu próprio co-ed foi a Starship, que em 2016 lançou um projeto temporário que reuniu todos os membros do Monsta X (Shownu, WONHO, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoney e I.M) com sete integrantes do Cosmic Girls/WJSN (Seola, EXY, Soobin, Eunseo, Cheng Xiao, Yeoreum e Dayoung).



No dia 6 de agosto de 2016, o grupo misto Y TEEN lançou a música Do Better, como parte de uma campanha de marketing da empresa KT para divulgar seu plano de celular "Y Teen".



Vale lembrar que estes são apenas os co-eds mais conhecidos por sua posição dentro da indústria coreana. Porém, a lista é um tanto maior, com nomes ainda mais desconhecidos, como é o caso dos grupos queers QI.X e ToTh6y, o recém-debutado independente Re:Hearts e o projeto A SIX, com membros dos grupos da PocketDol Studios (BAE173, Fantasy Boys e CLASS:y); os mais nichados ao mercado coreano ou passageiros, como o s#arp, Roo'Ra, ZAZA e Two Two; e os grupos paródias, um gênero relativamente popular na Coreia, como o SSAK3 e Toyote.



Porém, com o sucesso crescente do ALLDAY PROJECT e a possibilidade deles abocanharem alguns dos prêmios no MAMA deste ano, é possível imaginar que os próximos anos podem trazer novas adições à nossa lista de grupos mistos. Resta apenas esperar!



Comentários


bottom of page