top of page

"Euphoria": Saiba mais sobre o solo de Jungkook do BTS, do lançamento ao recorde no Spotify

Atualizado: 13 de nov. de 2021

Música conquistou o título de faixa individual masculina coreana mais reproduzida do Spotify, e ultrapassou recorde do cantor PSY

(HYBE/HBO/Divulgação)


Quando um integrante de algum grupo de K-Pop destaca-se por uma faixa solo, dentro de um projeto coletivo, é interessante ver até onde ele pode chegar. Nesse caso, o Jungkook do BTS chegou bem longe com a faixa Euphoria, lançada em 2018: a canção bateu o recorde de solo masculino sul-coreano com mais plays no Spotify.



Este número alcançado por Jungkook abrange todos os atos sul-coreanos da plataforma, e o cantor bateu a marca antes detida pelo solista PSY. Conforme foi divulgado nas redes sociais, Euphoria ultrapassou 292 milhões de streams na plataforma, e a contagem continua. O membro do BTS passou o sucesso Gangnam Style de PSY, que também foi uma febre internacional nos anos 2010.




É impressionante ver um número tão alto, de um integrante que ainda não teve seu debut solo na indústria. Mas você sabe onde Euphoria foi lançada primeiro? Confira mais algumas curiosidades a respeito do hit logo abaixo!


‘Euphoria’ foi lançada num disco de coletâneas do BTS


Inicialmente, Euphoria apareceu no disco Love Yourself: Answer, divulgado pelo BTS em 2018 como um complemento à lore do grupo. Sob o tema intitulado “Wonder”, a canção performada por Jungkook chegou junto de um videoclipe (ou pela duração, um curta-metragem) que também agrega cenários e ideias ao conceito do boygroup.



O MV de Euphoria foi produzido pela Lumpens, uma famosa companhia de direção da Coreia do Sul. No catálogo, a produtora conta com outros projetos do BTS também, como Fake Love, DNA, Spring Day e solos de alguns membros, além de projetos de outros artistas: Sunmi, Hyuna, Block B, IU e mais. A parceria do BTS com a Lumpens é de longa data, o que contribuiu para a estética esperada nos lançamentos dos cantores.



Apesar do lançamento de Euphoria ter acontecido há três anos, é fato que a faixa permaneceu em evidência no fandom do BTS (conhecido como ARMY), e entre aqueles que acompanham o trabalho dos artistas.


A permanência de ‘Euphoria’ nas paradas musicais


Além do Spotify, Euphoria também teve um grande desempenho nas paradas da Billboard. Na lista do World Digital Song Sales por exemplo, que faz a contagem de vendas de singles lançados internacionalmente, a canção esteve presente por 85 semanas. Jungkook também foi o primeiro artista sul-coreano a ficar esse período de tempo charteando.


Outro solo de Jungkook que ficou em alta na parada foi My Time, do disco MAP OF THE SOUL: 7. Lançada no ano passado, a música está na lista da Billboard há 81 semanas.



Jungkook e ‘Euphoria’ em outras mídias, inclusive na série da HBO


O estilo de Euphoria, que é fortemente influenciada pelo future bass, teve uma fácil assimilação com o público jovem que convive com este estilo musical hoje. Nisso, a canção apareceu até mesmo no seriado Euphoria da HBO, no episódio final da primeira temporada. A produção estrelada por Zendaya é conhecida pela sua trilha sonora contemporânea, e uma canção de K-Pop não podia ficar de fora:



Vale ressaltar que este solo de Jungkook tem principal produção de Jordan "DJ Swivel" Young, e o integrante RM do BTS também colaborou para a faixa. O BTS segue com projetos autorais e proximidade na produção de seus lançamentos.



Em outubro, o filme japonês Seus Olhos Dizem chegou ao circuito brasileiro, e a música Your Eyes Tell de Jungkook é tema do longa. Para saber mais sobre a produção, leia a matéria do Café com Kimchi aqui.



120 visualizações
bottom of page