Conheça a carreira de Bae Suzy, cantora e atriz do K-drama "Gênio dos Desejos"
- Stephany Mariano

- 5 de out
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de out
Com uma carreira consolidada, Suzy é reconhecida por seu talento nos palcos e nas telas

(Créditos: Divulgação / Netflix)
Reconhecida pelo seu carisma e pelos longos anos de carreira, a atriz, modelo e cantora sul-coreana Bae Suzy está de volta às telas como protagonista em Gênio dos Desejos, novo K-drama da Netflix. Sua trajetória começou ainda na adolescência, quando estreou como integrante do grupo de k-pop Miss A, ao lado de Fei, Jia e Min.
Depois de mostrar seu talento nos palcos, ele estendeu seu trabalho para as telas, se tornando uma atriz conhecida e conquistando cada vez mais fãs. Com uma carreira diversificada, Suzy também já apostou em trabalhos musicais como solista e segue mostrando suas várias facetas como artista. Hoje, o Café com Kimchi trouxe uma pequena linha do tempo para conhecê-la melhor!
O começo na música e a carreira de Suzy no Miss A
Natural da Coreia do Sul, Bae Suzy, conhecida popularmente apenas como Suzy foi descoberta pela JYP Entertainment ainda jovem e passou um tempo como trainee na empresa. Em 2010, ela fez sua estreia como integrante do Miss A, quando tinha apenas 15 anos de idade. O debut com a faixa Bad Girl Good Girl foi o maior sucesso e o grupo também teve outros hits como Only You (2015), Breathe (2010) e Hush (2013).
O grupo fez muito sucesso e conquistou alguns prêmios como o Daesang de música do ano com Bad Girl Good Girl, assim como o de Melhor Grupo Feminino Novo no ano de sua estreia. A trajetória de Suzy no Miss A foi muito importante para consolidação de sua imagem como uma das artistas mais populares do país na época.
Em 2017, Suzy lançou seu primeiro projeto solo na música, o EP Yes? No? e em dezembro do mesmo ano o Miss A encerrou suas atividades oficialmente. Em 2018 ela lançou seu primeiro álbum de estúdio, o Faces of Love, com a faixa principal HOLIDAY que tinha a participação do rapper DPR LIVE, do trio DPR.
A cantora seguiu lançando singles de tempos em tempos, incluindo Dream em parceria com Baekhyun do EXO, além de trilhas sonoras de k-dramas. O single mais recente da cantora foi lançado em fevereiro deste ano, intitulado Come Back.
A carreira de atriz de Bae Suzy
O primeiro projeto de Suzy como atriz foi em 2011 como protagonista do drama Dream High, um projeto que alavancou muito sua popularidade na época, mostrando seu carisma e naturalidade em cena. Logo depois, ela participou de produções como Gu Family Book (2013) e Uncontrollably Fond (2016), onde fez par romântico com Kim Woo Bin.
Suzy consolidou seu prestígio com atriz, ganhando sempre papeis de destaque nas produções, sobretudo em dramas românticos. Porém, ela também explorou outros gêneros como o mistério leve de Enquanto Você Dormia (2017), a ação em Vagabond (2019) e o drama Apostando Alto (2020). Antes de voltar às telas como protagonista de Gênio dos Desejos, seu projeto audiovisual mais recente foi Doona! (2023), onde ela revistou um pouco de sua caminhada como cantora ao interpretar uma idol de K-pop.
Leia também: [Resenha] "Gênio dos Desejos", da Netflix, é o K-drama ideal para quem não deseja muito
Ao longo desses anos sua atuação lhe rendeu algumas indicações e prêmios, como o de Melhor Nova Atriz ainda lá em 2011 com Dream High e por seu papel em Enquanto Você Dormiu, ela recebeu indicação de Melhor Atriz e venceu o Best Couple Award com Lee Jong-suk. No cinema, ela recebeu o Baeksang Arts Award de Melhor Atriz Revelação, um dos prêmios mais prestigiados da Coreia, por seu papel em Architecture 101 (2012).
O que esperar dos próximos projetos de Bae Suzy?
Além de seu projeto atual na Netflix, alguns dos próximos passos da atriz e cantora já foram divulgados. A Disney+ confirmou, por exemplo, que ela está confirmada no elenco do drama Delusion, com lançamento previsto para 2026 e que também contará com a participação de Kim Seon Ho, conhecido por seu papel em Hometown Cha Cha Cha.
A trama, baseada em webtoon, mergulha em uma narrativa sombria e misteriosa, ambientada nos anos 1930, onde o sobrenatural se mistura com a beleza e a fantasia de um drama de época. Paralelamente, o retorno de Suzy na música no começo deste ano demonstra que, mesmo priorizando a atuação, ainda mantém laços com a música, então também pode se esperar novos projetos musicais no futuro.









Comentários