top of page

Como aprender coreano com K-pop e doramas? Confira dicas e ferramentas que vão avançar seus estudos

Atualizado: 17 de mar. de 2022

Coreano se tornou um dos idiomas mais cobiçados do mundo com a ascensão do K-pop — e a música pode te ajudar a aprendê-lo!

(Reprodução/Google)

Quem nunca desejou assistir um dorama no idioma original sem legenda? Ou entender o que seu grupo de K-pop favorito está falando durante interações em transmissões ao vivo? Independente de que é interessado ou não na língua coreana, esses são desejos comuns para quem adora consumir produtos de entretenimento da Coreia do Sul.


Se você já é uma pessoa imersa na música, televisão e cinema sul-coreano, tem chances de conseguir assimilar melhor o idioma e isso pode ser importante para o seu aprendizado. Por isso, a autora que vos escreve — e também estuda coreano — reuniu algumas dicas que podem te ajudar no estudo da língua, utilizando como método o consumo de K-pop e doramas. Dá uma olhada!



Esqueça o romanizado!


O primeiro tópico dessa lista não podia ser outro senão este. Se você deseja aprender coreano de maneira efetiva, o primeiro passo é abandonar as romanizações e utilizar apenas o hangeul (sistema de escrita da língua coreana). Para estar inserido no idioma, é necessário estudar como nativos estudam e utilizam o próprio idioma.


Provavelmente você nunca viu seu idol ou ator favorito utilizar coreano romanizado em uma legenda de foto ou carta, certo? A romanização pode te ajudar a memorizar o alfabeto mas, depois disso, trate de descartá-la, pois a mesma acompanha erros ortográficos que vão atrapalhar sua escrita.


Acompanhar música junto com a letra


Já abandonou a romanização? Agora você pode começar a ouvir a música e acompanhá-la junto com a letra original — em hangeul, é óbvio. Tem como utilizar o Spotify para ler a letra simultaneamente, além do Youtube (basta ativar a legenda em coreano) e, também, os próprios stages em music shows, que costumam vir com a música escrita na lateral da tela. Isso vai te ajudar no reconhecimento de palavras e tornará sua leitura mais fluida. Que tal começar com uma baladinha? OST’s e canções mais lentas são perfeitas para isso!



Analisar tradução das músicas


Ouvir e ler é importante, mas entender também é! Por isso, uma boa dica é pegar uma letra completa de alguma música de K-pop que você gosta e conferir a tradução, buscando entender o significado das palavras que estão sendo cantadas com a ajuda de um tradutor do Naver, como o Papago e o dicionário da própria plataforma. Esta pode ser uma tarefa semanal, para que você consiga ler e absorver a tradução com calma, anotando novos termos e entendendo como se encaixam nas frases.


Assistir vlogs de idols


A música não é a única entrega de conteúdo de idols e, como prova, existem diversos cantores que criam vlogs no Youtube para mostrar outros lados de sua rotina e personalidade. Por serem vídeos curtos, você tem a possibilidade de assistir com legenda em português pela primeira vez e depois reassistir em coreano. Com a simplicidade do vocabulário utilizado em vlogs, você pode aprender frases cotidianas, expressões muito utilizadas e tudo isso saindo da boca de seus artistas favoritos.


Modo de Aprendizado no Viki


Doramas são um prato cheio para quem deseja aprender coreano, porque contam com, no mínimo, 16 horas do idioma inserido em uma história que nos interessa. Para nos ajudar neste objetivo, o Viki Rakuten, uma das maiores plataformas de K-dramas, disponibiliza o modo aprendizado. Uma vez ativado, a transcrição da fala dos personagens aparece em hangeul em cima da legenda, nos ajudando a entender nitidamente cada palavra que é dita no episódio. Infelizmente, a ferramenta só está disponível para quem acessa a plataforma pelo desktop (notebook ou computador). Mas, se isso não for uma limitação para você, se joga!



Criar uma conta de fã em coreano


Fãs de K-pop e doramas que desejam aprender coreano já estão inegavelmente imersos no idioma. Porém, caso queiram estar ainda mais inseridos, nossa dica é criar um FC (conta de fã) no Twitter, Weverse e Instagram totalmente em coreano, onde você pode se comunicar e seguir apenas pessoas que utilizam a língua da Coreia do Sul. Para tornar a experiência mais prazerosa, siga contas que gosta dos mesmos grupos, K-dramas e atores que você curte — e aproveite este ambiente para ler bastante legendas de fotos, tweets e cartas escritas pelos seus artistas favoritos. Utilizar este FC por, pelo menos, dez minutos por dia fará diferença no seu aprendizado.


Ferramentas para aprender coreano


Avocards: Como o próprio nome sugere, o aplicativo funciona com o sistema de flashcards, mas este é exclusivamente para quem estuda coreano. Ao invés de criar os próprios cartões de aprendizado, a plataforma oferece todas as palavras coreanas que você possa imaginar e te dá a possibilidade de salvar em pastas personalizadas. Para quem nunca utilizou flashcards, o esquema é simples: você salva os cartões com palavras que tem dificuldade e aprende por exercícios de repetição. Além disso, o Avocards também se destaca por ter uma aba só de K-pop, em que você pode escolher grupos e aprender coreano com suas músicas favoritas.


Naver Dictionary: Nada melhor do que aprender em uma plataforma totalmente direcionada ao público sul-coreano. Por isso, uma ferramenta útil pode ser o Naver Dictionary, que traduz não apenas palavras mas frases completas e te ajuda a entender, com exemplos e tópicos gramaticais, como utilizar os termos que te causaram alguma dúvida.


LingoDeer: Há quem desacredite em aprendizado de idiomas por aplicativos, mas com foco e um bom plano de estudo, você pode ir longe! O LingoDeer é uma ajuda indispensável para quem quer melhorar o coreano (ou começar do zero). Com unidades que vão do básico ao avançado, totalmente gratuitamente, a plataforma conta com métodos de fácil memorização, compreensão da gramática e ainda te ensina em linguagem formal — o que a torna melhor do que outras ofertas semelhantes, já que o discurso polido é muito valorizado na Coreia do Sul.

629 visualizações
bottom of page