top of page

RUN2U: Versatilidade e muito brilho marcam o retorno do STAYC com o novo álbum YOUNG-LUV.COM

Atualizado: 5 de fev. de 2023

O grupo dono de hits como 'ASAP' está de volta com faixas inéditas e viciantes; confira a nota no fim da crítica

(Divulgação/ High Up Ent.)

Uma das apostas do Café Com Kimchi para o ano de 2022 veio aí: o STAYC fez o seu tão aguardado comeback na manhã desta segunda-feira (21), com o álbum YOUNG-LUV.COM. A novidade possui seis faixas inéditas, entre as quais estão duas creditadas ao duo de hitmakers Black Eyed Pilseung, que atualmente dirige a empresa das meninas. E se a assinatura desse time de peso não é o bastante, a qualidade das músicas fala por si só.


RUN2U, a faixa título do novo álbum, entrega uma batida viciante ao mesmo tempo que expressa um lado mais maduro do grupo feminino que completou um ano em novembro.

A música também reflete a originalidade do sexteto, que não se encaixa totalmente no conceito de girl-crush, mas atende com êxito os requisitos de um grupo da 4ª geração do K-pop, com ênfase na busca por inovação e um quê de sonoridades experimentais.


Assim como a música, o videoclipe agrada e resgata a memória de quem é fã — ou SWITH — há mais tempo, com elementos que parecem fazer referência a SO BAD, faixa de debut do girlgroup. Os cenários coloridos, cheios de brilho e criativos também cativam a atenção, por vezes se mostrando tão fabulosos quanto os figurinos usados por Sieun, Seeun, Yoon, Isa, J e Sumin. Confira após a publicidade.


Seguindo para as demais faixas, temos SAME SAME. A música começa lenta, mas logo cresce até apresentar um pop brando, com leves nuances de K-R&B; um gênero que, já nessa primeira música, parece promissor. Os vocais são refrescantes e bem alinhados à sonoridade, e a inferência do rap é precisa, de modo a não trazer agressividade para a faixa.


Em seguida, é impossível não balançar a cabeça ou os pés, ainda que minimamente, com 247, a terceira faixa do álbum. Suave, a canção se desenvolve naturalmente, sem pressa para alcançar o refrão. Com elementos rasos de funk music e hiphop, os ouvintes são seduzidos pela harmonia dos versos e personalidade desta música que comprova, mais uma vez, a aposta em vários estilos no grupo da High Up Ent.


YOUNG LUV surpreende já nos primeiros segundos, com um solo de guitarra na introdução. Conforme a música avança, percebemos que, de fato, se trata de uma faixa com um forte quê de pop-rock; tendência também vista nos lançamentos de grupos como o SEVENTEEN e no single ANI, do Ravi e da Soyeon. Se pop-rock é a trend do momento, o STAYC fez questão de deixar a sua marca, e elas foram muito bem sucedidas.



Na sequência, BUTTERFLY, a quinta música, apresenta um ritmo confortável, beirando um mid-tempo R&B e dance pop. Pouco agitada, a faixa combina com a tradução do nome, pois é delicada como uma borboleta. O momento mais nítido desta leveza é certamente a ponte. Há também um equilíbrio — embora mais repetitiva que as demais, o que poderia a tornar enjoativa, a faixa não é um skip.


Por fim, o K-R&B retorna com força na última faixa, I WANT U BABY. A música que encerra o projeto tem uma batida lenta e é, até certo ponto, sensual. Esta impressão reitera o fato de que o STAYC está agora em sua era mais madura. Com refrão e estrofes marcantes, é certamente uma das melhores b-sides do grupo, e é uma pena que seja a faixa mais curta do álbum.


YOUNG-LUV.COM, em geral, é um álbum sofisticado, que consegue aliar a personalidade do grupo à qualidade ao inovar. Mais do que isso, é também um marco na carreira do sexteto que, embora jovem, já consegue provar a sua ousadia para tentar novos ritmos. As meninas do STAYC amadureceram muito desde o pop-chiclete de ASAP, e o novo mini álbum é a prova disso. Mas, se por um lado tivemos mudanças, a qualidade nas produções continua intocável, provando que o grupo têm uma longa trajetória de sucessos pela frente.



99 visualizações

Comments


bottom of page