top of page

Round 6: Entenda o motivo para o ator Lee Jung Jae não ir ao Globo de Ouro 2022

Apesar do aumento de casos da variante Ômicron também ser uma justificativa, as polêmicas envolvendo o Golden Globe falaram muito alto




O drama Round 6 foi, sem sombra de dúvidas, uma das produções sul-coreanas mais consumidas de 2021; talvez a mais consumida. Com tamanha visibilidade que o seriado conquistou, o projeto original da Netflix recebeu três indicações ao Globo de Ouro 2022. Contudo, o prêmio que funciona como um "termômetro" para outras premiações, como o Oscar, terá de se despedir de Round 6 na cerimônia de entrega.


Nesse sentido, o ator Lee Jungjae decidiu não comparecer à noite do dia 9 de janeiro. Nesta semana, Jungjae uniu-se à opção da Netflix de não ir ao Golden Globe, conforme foi divulgado em comunicado no dia 5 deste mês, pela agência Artist Company. Segundo a companhia, que utilizou de uma fala breve na justificativa, a situação da Covid-19 no mundo (como o aumento da variante Ômicron) foi um dos motivos para o ator não ir.



Apesar disso, o Globo de Ouro tem sido alvo de uma polêmica que já discorre há mais de um ano. Nisso, a premiação foi alvo de comentários em Hollywood — e não de apenas atores, mas de produtores e empresas — a respeito da falta de representatividade no comitê avaliador, e das alegações sobre corrupção na entrega dos troféus.


Ele (Lee Jungjae) está imensamente grato por ter sido nomeado à categoria de "Melhor Ator em Drama", mas decidiu não ir à cerimônia. Ele reconhece que a Netflix não participará do Globo de Ouro, como tem sido noticiado ao redor do mundo. Jungjae também tomou sua decisão ao considerar outros fatores, como a situação da Covid-19 e os protocolos de quarentena.

Como mencionado acima, Round 6 foi indicada três vezes, nas categorias "Melhor Série de Drama", "Melhor Ator em Série Dramática" (Jungjae) e "Melhor Ator Coadjuvante em Série de TV" (no caso, O Yeongsu). Mas a Netflix foi firme ao bater o martelo, e deixar de comparecer não apenas com o cast sul-coreano, mas também com seus outros produtos.



Netflix é uma das empresas que está boicotando o Globo de Ouro 2022, que não será transmitido


Além da Netflix, companhias como a Amazon e a Warner também resolveram boicotar o Golden Globe. Ainda, a própria emissora NBC, que transmitiria o evento, decidiu não fazê-lo; e por mais que a HFPA (Hollywood Foreign Press Association, composta pelos jornalistas que escolhem as atrações indicadas) tenha usado a variante Ômicron como justificativa, a cerimônia está manchada nos estúdios de Los Angeles.


Ainda, é ressaltado que a imprensa internacional fez um denúncia de que membros da HFPA aceitavam "propinas", para que certas produções tivessem vantagem na vitória do Globo de Ouro. Viagens e presentes, por exemplo, estão na lista de subornos. E no caso da falta de representatividade, o comitê reportou que faria tal reforma, com um conselho de diversidade e pluralidade para as escolhas de produções; mas tal correção não conteve o boicote.



Muitos atores e atrizes também recusaram convites para comparecer à cerimônia fechada (que é como acontecerá este ano, sem transmissão). E no caso de Lee Jungjae, a agenda do ator de comparecer ao Critic's Choice Awards, outra premiação que acontecerá em janeiro, também foi cancelada.



Opinião do jornalista


Tal decisão pode ser vista não apenas como respeito ao boicote justificável, como também ao próprio trabalho de todos os nomes sul-coreanos envolvidos em Round 6. Por mais que o Globo de Ouro tente corrigir seus erros em certos momentos (como no caso do filme Minari, que venceu na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" em 2021, mas foi uma produção majoritariamente estadunidense), há pouco espaço para erros óbvios hoje.



Round 6 é uma obra merecedora de toda sua visibilidade, e sua presença deveria existir em premiações que de fato respeitam a criação e arte da Coreia do Sul — o que não é o caso do Golden Globe, e de tantas outras cerimônias que mascaram sua busca pelo buzz com categorias "representativas". O Globo de Ouro precisará correr contra o tempo para recuperar sua reputação.




185 visualizações

Comments


bottom of page