top of page

Hit the Stage e outros programas coreanos que desapareceram sem ninguém perceber

Atualizado: 8 de jul. de 2023

Estes programas bombaram no lançamento, mas que acabaram sumindo de forma inesperada; entenda o que aconteceu e venha sentir a nostalgia!

Pôsteres dos programas coreanos: Hit The Stage, Produce 101 e Unpretty Rapstar
(Divulgação / Mnet)

Programas de variedades são uma forma de movimentar a indústria do entretenimento e divulgar artistas dos mais diversos setores, como música, dança, modelagem ou atuação. São meios de disseminar talentos, humanizar celebridades e promover a diversão dos telespectadores através de competições, talk shows, realities de relacionamento e muito mais. Alguns programas naturalmente fazem mais sucesso do que outros, seja pelo elenco, ou até mesmo pela proposta.


A televisão sul-coreana atualiza suas tendências e renova os conteúdos de seus programas frequentemente para mantê-los no radar do público. Por causa dessa rotatividade, alguns programas acabam desaparecendo sem grandes explicações. Se você é fã de um programa coreano famoso que se encerrou de forma repentina, provavelmente já se perguntou por que ele chegou ao fim se ainda tinha tanto conteúdo para mostrar. Confira abaixo 4 casos de programas que deixaram saudades e por qual razão eles não estão mais em exibição nas telinhas.



Hit The Stage (2016)


Neste famoso reality show competitivo da Mnet, idols conhecidos por suas performances de dança — os dancing machines do k-pop — se enfrentavam com performances diversas. Cada episódio possuía um tema e competidores pré-definidos (homens e mulheres) e, ao final, eram votadas as melhores performances do episódio. O vencedor ou vencedora ocupava o primeiro lugar da semana. Muitos idols apresentaram no palco do Hit The Stage performances de tirar o fôlego, como Hoya (ex-INFINITE), Taemin (SHINee), Hyoyeon (SNSD) e Bora (Sistar).


O programa também contou com a presença de artistas mais novos com coreografias insanas, nomes conhecidos como Ten (NCT/WayV), Momo (TWICE), Rocky (ASTRO) e Shownu (MONSTA X). Confira abaixo a icônica performance do Taemin, que foi um dos vencedores do programa com a maior pontuação já registrada no reality! Grandão sem medo, né?



Os episódios de Hit The Stage eram exibidos ao vivo toda quarta-feira na Mnet e tvN às 11 horas da noite. Contudo, apesar do sucesso estrondoso tanto na Coreia do Sul quanto no exterior, o show foi encerrado com apenas uma temporada que durou de 27 de julho à 28 de setembro de 2016. Uma segunda temporada chegou a ser cogitada pelas emissoras, mas a ideia foi descontinuada por razões não esclarecidas, frustrando os fãs que ansiavam por um retorno.



We Got Married (2008)


O icônico segmento que reuniu celebridades dos mais diversos ramos como casais por um período de tempo marcou o entretenimento sul-coreano e permanece até hoje no posto de um dos programas coreanos mais célebres para fãs de cultura pop. Inicialmente, o reality contava apenas com a participação de estrelas sul-coreanas, mas com o sucesso do casal composto por Nichkhun (2PM) e Victoria (ex-F(x)) na 2ª temporada, o elenco passou a incluir celebridades internacionais, como alguns artistas chineses, taiwaneses e japoneses.


We Got Married segue marcante pela proposta inusitada de criar casais famosos provisórios com direito a cerimônia de casamento falsa e encontros. Alguns casais renderam tanto sucesso que acabaram mantidos em temporadas seguintes, como foi o caso de Leeteuk (Super Junior) e a atriz Kang Sora participaram da 3ª e 2ª temporadas. O reality show foi ao ar pela MBC de 2008 a 2017, durando aproximadamente 9 anos no total.


Seu encerramento se deu após a emissora afirmar: "nosso programa esteve no ar por muito tempo, então decidimos dar uma pausa após a 4ª temporada para reorganizar e trazer novos conteúdos; isso não é um fim, mas um novo começo.” Alguns spin-offs foram lançados, como o Pit-a-Pat Shake, a versão chinesa, a versão global e o We Are In Love, que encerrou o ciclo com duas temporadas.



Será que ainda podemos sonhar com uma nova versão do programa? Enquanto esse sonho não se realiza, relembre conosco um momento fofo de um dos casais mais amados do programa, Joy (Red Velvet) e SungJae (BToB).




Produce 101 (2016)


A inesquecível franquia Produce rendeu alegrias e tristezas para muitos que acompanharam sua transmissão, assim como serviu de inspiração para outros programas competitivos ao redor do mundo por conta do formato e proposta. O programa da Mnet tinha a proposta de reunir 101 trainees e alguns idols de diversas empresas do ramo do entretenimento para competirem entre si em prol de uma vaga em um grupo de k-pop temporário, formado ao fim de cada temporada do programa.


A primeira temporada era voltada para a formação de um grupo feminino (que veio a ser o I.O.I) e com seu sucesso, a temporada seguinte foi direcionada para a criação de um grupo masculino (o WannaOne). Tudo ia muito bem até a última temporada, o fatídico Produce X 101. Com a estreia do grupo X1 e seu constante destaque na mídia por se tratar do “time dos sonhos” do reality, a emissora acabou sendo exposta em um escândalo envolvendo manipulação de votos na franquia.


A partir disso, o rebuliço acarretou em processos, investigação e o encerramento súbito e inesperado da franquia e do recém debutado X1, deixando fãs abalados e uma discografia composta apenas pelo mini-álbum de estreia “Emergency: Quantum Leap”, lançado em 2019. Felizmente, os apaixonados por programas ao estilo Produce podem respirar tranquilos pois a Mnet já encontrou sua franquia substituta: o Planet 999, que estreou o Kep1er em 2021 e estará debutando seu mais novo grupo, o ZB1, no dia 10 de julho deste ano.


E para aqueles que ainda não superaram o X1, relembre a seguir o MV da canção “Flash”:



Unpretty Rapstar (2015)


O primeiro reality show competitivo de rap voltado para concorrentes mulheres e considerado a contraparte do renomado Show Me The Money marcou um período curto, mas foi o suficiente para render três temporadas de momentos icônicos e colaborações memoráveis. O programa foi ao ar na Mnet de 2015 a 2016. A proposta era uma competição de rap similar ao modelo do Show Me The Money, com jurados, batalhas, colaborações e o prêmio final, que consistia em participar de uma música especial As vencedoras de cada temporada do reality são as rappers Giant Pink, Truedy e Cheetah.


Além das performances e batalhas, as canções apresentadas pelas artistas eram reunidas em um EP referente a temporada, que era posteriormente lançado nas plataformas digitais assim como na maioria dos programas musicais de sobrevivência da Coreia do Sul. O programa desapareceu de forma misteriosa da grade da Mnet, mas nunca chegou a ser cancelado de fato pela emissora. O veículo de notícias OSEN apontou que a emissora enfrentava dificuldades para seleção do elenco devido a “baixa quantidade” de rappers femininas; porém, a Mnet emitiu uma nota informando que o programa poderia vir a retornar no futuro, dando esperanças ao público.


Enquanto aguardamos notícias da emissora quanto ao retorno do programa, que tal relembrar a performance final da primeira temporada do programa?



Já conhecia esses reality shows da TV coreana? Comente com o Café com Kimchi nas nossas redes sociais!


104 visualizações

Σχόλια


bottom of page