top of page

Fim do V LIVE: Para onde vão os conteúdos do aplicativo a partir de 2023?

Atualizado: 4 de ago. de 2023

Site que hospeda lives, shows e outros vídeos de grupos de k-pop sairá do ar no dia 31 de dezembro, entenda como será daqui pra frente


(V LIVE / Weverse / Reprodução)


O V LIVE, plataforma popular entre todos os fandoms de k-pop chegará ao fim neste dia 31 de dezembro. O site hospeda milhares de conteúdos de diversos solistas, girlgroups e boygroups, e com seu encerramento, os fãs se frustram ao questionar para onde vão as lives de comeback, showcases, reality shows e outros que eram distribuídos legal e em sua maioria, gratuitamente pela plataforma. Com o aviso prévio da retirada do ar, algumas soluções foram oferecidas, porém nem todas as respostas foram satisfatórias, por isso, o Café te ajuda a esclarecer o que pode ou não ser feito.

O fim do V LIVE se deu quando a HYBE decidiu comprar o aplicativo com a ideia de substituí-lo pelo Weverse, que é utilizado por artistas de sua empresa. Com essa decisão, outras empresas como SM, YG e JYP Entertainment precisaram adaptar seus conteúdos de alguma forma, cada uma com sua decisão e solução para salvar - ou não, o que era produzido pelos seus artistas.




Para onde vão os vídeos dos meus artistas favoritos?


Algumas empresas já possuem seu próprio método de comunicação entre artistas e fãs, como por exemplo a SM utiliza do Lysn para que os fãs se comuniquem com seus artistas pelo Bubble, chat pago, e também o Kwangya Club, que funciona como uma espécie de fórum para que os fãs postem livremente mensagens para seus idols e para estarem em contato com outros fãs também. A JYP também utiliza do Lysn para a mesma finalidade.


Em termos de vídeos, as duas empresas falharam em se preocupar com os conteúdos passados que ficam salvos no V LIVE, visto que não migraram essas produções para nenhuma outra plataforma. O que pode ser encontrado no Youtube são vídeos que passaram a ser feitos lá, decisão das empresas desde o momento do anúncio do encerramento do V LIVE.


Grupos como Monsta X, (G)-IDLE, The Boyz, Astro, IVE e Kep1er e solistas como Wonho, estão na plataforma Universe, onde vídeos podem ser postados.


Os fãs de BLACKPINK e BTS, e também outros artistas de suas respectivas empresas, YG e HYBE, tiveram a sorte de ter seus conteúdos salvos, já que essas empresas adotaram o Weverse para essa função. Para conferir quais os grupos e solistas disponíveis no aplicativo, basta baixá-lo, fazer login e conferir as comunidades digitando na barra de pesquisa.


(Weverse / Reprodução)



Como faço para transferir os vídeos?


Se você deu sorte em não perder o conteúdo de seus favoritos, basta logar ou se cadastrar com o mesmo e-mail e senha de acesso utilizados por você através do V LIVE, assim o Weverse já entende que é o mesmo usuário, e tanto os conteúdos pagos por você, quanto gratuitos serão transferidos. O cadeado verdinho indica conteúdo bloqueado - aquele que você não adquiriu, enquanto o branquinho indica seus conteúdos adquiridos.


Lembrando que a transferência entre as plataformas só pode ser feita até o dia 28 de dezembro (11:59 KST, ou meio-dia, no horário de Brasília).


(Weverse / Reprodução)




O que acontece com o Beyond Live?

O Beyond Live não está atrelado ao fim do V Live, e ele hospeda conteúdos exclusivamente pagos de grupos da SM e JYP. Embora você já tenha adquirido no passado, o produto comprado será apagado junto com a plataforma, e a única opção é adquirir um VOD (video on demand) novamente através do site Beyond Live, mas por sua vez, esses podem ser adquiridos para assistir apenas por 2 ou 7 dias, depois desse prazo, para ver novamente, apenas fazendo outra compra.


O encerramento do V LIVE frustra muitos fandoms, já que algumas empresas não mostram interesse em preservar o acervo de milhares de vídeos de seus artistas. Por fim, a única solução vista pelos fãs para não perder milhares de conteúdos, é tentando salvá-los em alguma nuvem e compartilhando com o fandom.


2.010 visualizações

Posts Relacionados

Comments


bottom of page