[OO-LI] World Tour é o atual trabalho do conhecido Luizinho, baseado em seu último álbum homônimo
(Divulgação/EDAM Entertainment)
Luizinho para uns, Cho Seungyoun para outros, ou simplesmente WOODZ. O artista sul-coreano tem tantos nomes quanto talentos, já tendo exibido charmes como cantor, compositor e produtor de seus próprios trabalhos. O mais recente deles é o álbum “OO-LI”, lançado em abril deste ano e responsável por abrir uma nova era de sua turnê mundial — que também passou pelo Brasil nesta sexta-feira (14).
Segundo o próprio cantor, o nome do álbum é uma romanização da palavra “우리” (uri), que significa “nós”. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (13), na qual o Café Com Kimchi esteve presente, WOODZ explicou a ideia por trás do disco. “Eu passei por vários processos de mudança e considero todas essas etapas. Apesar de ter começado apenas como um álbum, eu peguei o nome ‘OO-LI’ e adotei como o nome da turnê mundial. Concentrei todas as características nessa palavra 'Uri' que, em coreano, significa 'nós'. É uma palavra muito forte para indicar união.”
“Eu também queria deixar um significado muito grande nessa palavra, entre eu e os MOODZ (fãs), para estabelecermos uma conexão através de shows e turnês."
O álbum, que conta com sete faixas, é o que o cantor considera como uma junção de tudo o que ele é como pessoa e artista. “Eu queria colocar o significado de cada etapa, cada característica minha, cada pensamento, tudo isso eu queria ter envolvido nesse projeto, mostrando não somente o que passei e sou, mas também o meu futuro. [...] Quero sempre me representar dentro do álbum, da música, e quero sempre colocar o que eu sinto e o que eu sou. Me mostrar através da música."
A música “Journey” foi a escolha principal para as promoções do álbum e, de acordo com o WOODZ, foi uma das mais difíceis de concluir. "Nenhuma música é fácil de escrever, de compor. Dentre sete músicas, seis músicas são difíceis. Dentro dessas músicas do álbum, a mais difícil de terminar foi 'Drowning'. Por outro lado, a faixa-título do álbum também foi difícil, porque muitas pessoas curtiram muito o outro álbum anterior a esse, então foi difícil pensar em como poder agradar a todo mundo depois do sucesso do último álbum.”
Como WOODZ se preparou para a turnê mundial [OO-LI]?
A aguardada WOODZ World Tour [OO-LI] começou em 20 de maio, em Seoul, e até agora já passou pela China, Indonésia, Malásia, Filipinas, Japão, Tailândia, México, Peru, Chile e, finalmente, Brasil. "A turnê se deu logo depois que eu terminei as atividades do meu álbum. Eu fiquei muito ocupado durante esse tempo”, contou. “Uma das coisas que eu considero mais importantes em um show é o som, então eu me preocupei bastante com essa questão."
Segundo ele, a sensação de subir ao palco vai ficando menos assustadora conforme conquista mais confiança enquanto um artista que está há muitos anos na indústria. "Nervosismo é uma palavra um pouco forte para mim. No primeiro show, eu me senti um pouco nervoso, mas depois fui me adaptando e ficando mais relaxado. A cada ano que passa, a gente fica mais velho e ganha mais experiência, então eu acabo me divertindo mais do que ficando nervoso."
Para conseguir se manter firme nos palcos e cuidar de si nesse período em que está viajando e trabalhando muito, WOODZ não abre mão dos exercícios físicos. "Eu considero não só a questão de saúde, mas também de corpo. Então, para me cuidar, eu considero importante ficar cansado. Durante a turnê, é difícil ficar indo todo dia para a academia, mas eu ainda tento e acho importante fazer isso.”
No dia da coletiva de imprensa, o cantor revelou ter comido os famosos pães de queijo tão adorados pelos estrangeiros que vêm ao Brasil. “Em relação à alimentação, não estou fazendo dieta porque tenho que aproveitar os alimentos de cada país, comer a comida local”, continuou. “Então, ao invés de fazer a dieta, estou exercitando mais.”
Quando Cho Seungyoun era mais Luizinho do que WOODZ
Dono do adorável bordão “te amo você”, WOODZ é conhecido por muitas fases de sua vida, tanto na música quanto em sua breve carreira como jogador de futebol. Após terminar o ensino fundamental, ele veio para o Brasil e morou em Santos e Penápolis, em São Paulo, onde jogou no time de base do Corinthians. Nesse período, ganhou o nome de Luizinho.
"Na época, eu já estava dividido entre ser cantor e ser jogador de futebol — e estava mais decidido a ser jogador. Só que o Brasil é energia, música, diversão… E ouvindo as músicas brasileiras da época, eu comecei a alimentar um pouco mais o sonho de me tornar cantor."
Atualmente, o cantor tem poucas memórias de como falar português, mas afirmou que ainda lembra de algumas muitíssimo importantes. Dessa vez, não vai ter quote em texto. Vamos ouvir da própria boca do WOODZ em vídeo registrado pelo Café Com Kimchi.
Comments