top of page

Red Velvet, GOT7 e mais artistas de K-pop que completam 10 anos de debut em 2024

O tempo voa: conheça grupos e solistas que celebram o marco de 10 anos na indústria em 2024


Colagem de imagens. À esquerda, Irene (Red Velvet); à direita, Jackson Wang (GOT7).

(Divulgação / SM Ent. / Warner Music Korea)

O réveillon já passou, mas alguns artistas de K-pop ainda têm muito a celebrar com a chegada de 2024. Para os nomes da indústria que estrearam em 2014, este novo ano traz um marco invejável e digno de ser comemorado em um cenário tão competitivo — o aniversário de 10 anos de debut. E para os leitores do Café com Kimchi que viram de perto a estreia de cada um dos atos a seguir, vale o choque de realidade: estamos ficando velhos, não é mesmo?


Brincadeiras à parte, 2014 foi quando o EXID dominou as paradas com o hit Up & Down, o SISTAR inventou o verão com Touch My Body, o EXO lançou o primeiro dos seus quatro live albuns e o BTS saiu em turnê pela primeira vez. Mas, para alguns idols ainda mais jovens na indústria, este foi o ano dos primeiros passos de uma longa caminhada rumo ao sucesso. Confira após a publicidade grupos e solistas de K-pop que completam 10 anos de debut em 2024.



Red Velvet


O Red Velvet chega ao seu décimo aniversário com uma formação diferente daquela vista no seu debut. Originalmente, o grupo era composto apenas por Joy, Irene, Wendy e Seulgi. Yeri se juntou ao quarteto em 2015, perdendo, portanto, o lançamento do single Happiness, que marca a estreia oficial do grupo. Um dos compositores da faixa foi o americano Chad Hugo, que já produziu para Jay-Z, Britney Spears e Justin Timberlake. Relembre o hit abaixo.



Com quase dez anos de estrada — o aniversário oficial é somente em 4 de agosto —, o grupo da SM Entertainment hoje é reconhecido também pela jornada solo das integrantes, uma sub-unit e uma carreira internacional sólida. O último trabalho do quinteto foi o álbum Chill Kill, lançado no final de 2023. Seguimos esperando a passagem das divas pelo Brasil, afinal, depois de dez anos, a gente merece um show do Red Velvet por aqui, né?



GOT7


Apocalíptico desde o princípio, o GOT7 debutou no dia 20 de janeiro de 2014 com o EP de seis faixas Got It?, incluindo o single de estreia Girls Girls Girls. Dez anos após o lançamento desse hino, o grupo mantém a sua formação apesar de todos os integrantes terem cortado laços com a JYP Entertainment, sua gravadora inicial. BamBam, Jay B, Yugyeom, Youngjae, Jiyoung, Jackson e Mark atuam sob selos diferentes hoje em dia, mas continuam sendo um grupo, para a alegria de um dos fandoms mais leais do K-pop.


Em 2022, os sete membros conseguiram conciliar suas agendas solo com a divulgação do álbum GOT7, que reitera o compromisso do grupo em se manter como tal. No ano passado, o Jackson e o Jay B visitaram o Brasil para shows individuais, e o Jiyoung se consolidou ainda mais no ramo da atuação. Em 2024, quem deve dar as caras no Brasil é o BamBam, no dia 5 de março! Relembre abaixo como a carreira icônica do GOT7 começou.



MAMAMOO


O quarteto de vozes poderosas da RBW Entertainment começou a encantar o mundo em 18 de junho de 2014, quando Solar, Moonbyul, Wheein e Hwasa foram oficialmente apresentadas como o MAMAMOO. A estreia com o EP Hello e o lead single Mr. Ambitious foi apenas o início de uma carreira repleta de sucessos, como a música divertidíssima Taller Than You (2016). Confira o videoclipe abaixo.




Perto de completar 10 anos de indústria, o MAMAMOO reúne em sua discografia mais de quinze álbuns (entre álbuns de estúdio e EPs). Todavia, o último lançamento inédito do grupo foi em 2022, com o EP de três faixas MIC ON. No ano de 2023, o foco das membros esteve nos trabalhos individuais e na divulgação de duas antologias, uma em coreano e uma em japonês. Será que vem novidade aí para o ano de 2024? Estamos na torcida!


Taemin (debut solo)


Após seis anos como membro do SHINee, o Taemin debutou mais uma vez em 2014 — agora como solista. Sua estreia oficial ocorreu no dia 18 de agosto de 2014, com o EP de seis faixas Ace. Dono de uma voz inconfundível, uma persona artística incorrigível e muito molho, o vocalista entregou tudo no music video e nas performances de Danger, a faixa-título do seu primeiro EP. A música foi composta pelo dinamarquês Thomas Troelsen, que também compôs o tema da Copa do Mundo de 2014 (sim, a copa sediada no Brasil — e também a do 7 a 1).



Dez anos após estrear como solista, o Taemin continua entregando sucesso atrás de sucesso. Seu último trabalho foi o EP de seis faixas Guilty, lançado em outubro de 2023. O álbum resguarda um significado especial para os fãs, pois foi o primeiro após ele cumprir o alistamento militar. Agora que o Taemin está de volta, será que teremos um lançamento especial de décimo aniversário da carreira solo? Siga o Café com Kimchi nas redes para saber de qualquer novidade!



Mais artistas de K-pop que completam 10 anos de debut em 2024:

Laboum
AKMU
Winner
Heize (solista)
Crush (solista)
31 visualizações
bottom of page