top of page

Com o retorno do público em music shows, confira os melhores fanchants do K-pop

Programas televisivos com plateia são a nata do K-pop e os fandoms representam muito bem seus ídolos — seja pelo grito mais alto ou a melhor sincronia

(Reprodução/Mnet)

A pandemia de Covid-19 afetou a diversos setores do entretenimento e a música foi um deles. Na Coreia do Sul, além do cancelamento de shows e eventos de fãs, os famosos music shows como Inkigayo e Music Bank foram executados sem o público presente. E, para quem acompanha K-pop, uma grande perda foi a ausência dos fanchants animando a apresentação dos grupos.


Se você está se perguntando o que é fanchant, a palavra representa uma tendência super popular no K-pop em que fãs fazem uma espécie de torcida organizada na plateia. Por serem previamente decorados por cada fandom, os gritos são sincronizados e, segundo os próprios idols, ajuda a trazer mais energia para suas performances.


Com o avanço da vacinação e diminuição de casos de Covid-19, a plateia está voltando aos poucos para os music shows — em número reduzido, devidamente vacinados e usando máscara. Por este motivo, separamos uma lista com os melhores fanchants do K-pop para relembrarmos o tempo em que a aglomeração era permitida e incentivada nestes programas de auditório.


Seventeen (Carats)


Não tem como abrir esta lista sem mencionar o fanchant dos fanchants. Pode não ter sido o primeiro do K-pop mas, definitivamente, é o mais memorável e organizado. O fandom Carat (fãs do Seventeen) são sincronizadas e conseguem cantar raps em meios aos gritos de torcida. Se não acredita, dá uma olhada e pasme com a perfeição que vem depois dos três minutos de vídeo!



SHINee (Shawols)


Gritando o nome dos integrantes em ordem de nascimento, Shawols representam muito em seus fanchants e deixam as performances do grupo ainda mais impecáveis. Além de serem bastante audíveis nas apresentações do SHINee, o fandom consegue fazer com que seus gritos de torcida fiquem na nossa cabeça mesmo quando escutamos as músicas em versão de estúdio.


TWICE (Once)


Acompanhar os stages de TWICE é uma maravilha! Primeiro porque as nove integrantes são inegavelmente talentosas, além de os cenários do palco e figurinos serem sempre muitos coloridos e agradáveis visualmente. Outra coisa notável nas performances delas em music shows é o fanchant alto e, às vezes, majoritariamente liderado por vozes masculinas.



BTS (Army)


Está aí um fandom que consegue clamar por BTS em qualquer espaço: desde concertos exibidos no cinema até participações do grupo em programas de televisão. E quando se trata de fanchants, ARMYs não decepcionam e gritam a plenos pulmões, transformando as apresentações do grupo em um verdadeiro espetáculo.



Observação final: É possível notar a ausência de grupos da 4ª geração, mas é justamente porque a maior parte deles debutou durante a pandemia, então poucos chegaram a ter público presencial nos music shows. Um exemplo disso é aespa, que ficaram emocionadas com os fãs no Coachella porque aquela tinha sido a primeira vez em que se depararam com uma audiência abrangente tão de perto.


Quais outros fanchants vocês adicionariam na lista? Conta por aqui, no Twitter ou no Instagram do Café Com Kimchi!


84 visualizações

Posts Relacionados

Comments


bottom of page