top of page

II Festival Cultural da China na Paraíba! Tudo sobre o evento que ocorrerá em João Pessoa

A celebração ocorre nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024 será marcada pela celebração da cultura chinesa com oficinas, concursos e cultura pop!


(Divulgação/Festival Cultural da China)

A segunda edição do Festival Cultural da China na Paraíba acontecerá mais uma vez em João Pessoa para celebrar o Ano Novo Chinês em três dias regados de cultura tradicional, oficinas, palestras e cultura pop. O evento é organizado pela Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (ACI/UFPB) em conjunto com o Governo da Paraíba e o Consulado-Geral da República Popular da China em Recife, além de contar com patrocinadores da iniciativa privada local.


O II Festival da China celebrará o ano do dragão, referente ao calendário e ao horóscopo chinês, nos quais cada ano tem um animal como regente e representante. A celebração inicia no dia 23 de fevereiro de 2024 às 19h no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, e contará com a presença de autoridades locais, apresentações artísticas e musicais e o discurso oficial do Sr. Wang Ke, cônsul-geral interno da China no Recife.


O Café Com Kimchi reuniu as informações do evento — desde a programação até as atividades abertas ao público. Confira, após a publicidade, tudo o que sabemos que você precisa saber para participar.




Tudo que você precisa saber sobre o II Festival Cultural da China na Paraíba


No dia (23/02) a abertura oficial do evento iniciará pontualmente às 19h com os discursos solenes das autoridades representativas da UFPB, Governo do Estado e a fala do cônsul-geral interno da China no Recife. Na sequência, a Orquestra Sinfônica da Paraíba apresentará um repertório repleto de canções chinesas tradicionais em conjunto com uma saudação à cultura nordestina para simbolizar a amizade entre Brasil e China.


Na sequência, o Quinteto da UFRN fará uma série de interpretações musicais de canções tradicionais ao lado de Nan Qi, pianista e professora adjunta da Escola de Música da UFRN. A cerimônia de abertura terá fim com a apresentação de dança da Companhia Raízes, organização responsável pela disseminação das danças populares da região nordeste do Brasil.


No sábado (24/02) ocorrerão as atividades e oficinas do Festival, que serão sediadas no Espaço Cultural José Lins do Rêgo com entrada franca a partir das 8h da manhã com apresentação de Tai Chi da família Yang, seguida de Tai Chi Pai Lin e a apresentação de Tai Chi da família Chen. As barracas referentes a cultura pop, mandarim e horóscopo chinês funcionarão a partir das 9h, assim como a feirinha cultural que dispõe de diversas lojas parceiras que comercializam itens de c-drama e artesanato.



Simultaneamente às 9h ocorrem a palestra sobre Medicina Chinesa na Sala de Concertos e as mesas redondas “Paraíba e China: parcerias e conexões para o desenvolvimento tecnológico e econômico” e “Realizando oportunidades de cooperação em CT&I entre Brasil e China” no auditório do Espaço Cultural.


No período da tarde, o Festival Cultural da China contará com performances de Tenchi Tessen (com leques) e Kung Fu a partir das 14h, enquanto no Teatro Paulo Pontes ocorrerão as performances de Mandopop no mesmo horário. As barracas e a feirinha funcionarão no mesmo período e o auditório sediará uma mesa redonda sobre “Estudo do mandarim e mercado de trabalho: oportunidades acadêmicas e profissionais na China e no mundo global”. O segundo dia de evento se encerrará às 19h com a apresentação do grupo “Huaxing” no Teatro Paulo Pontes.


As oficinas iniciam pela manhã, a partir das 9h e são abertas ao público geral, com vagas limitadas e disponíveis sob ordem de chegada. No período da manhã, o público poderá escolher entre: Oficina de Nó Chinês; Oficina de Grampo de Cabelo; Oficina de Paper Cutting; Oficina das Lanternas; Oficina de Pintura em Leque e Oficina de Caligrafia Chinesa. Já no turno vespertino (14h), estarão disponíveis as oficinas de nó chinês, sachê perfumado, paper cutting, pintura chinesa e montagem de cabeça de dragão para adultos.



No domingo (25/02) o evento iniciará no mesmo horário pela manhã com apresentação de Tai Chi da família Yang, Kung Fu Shaolin do Norte, Kung Fu e do grupo “Huaxing”, sendo a última no Teatro Paulo Pontes. As oficinas e apresentações ocorrerão de forma simultânea e aqueles que estiverem presentes podem optar entre participar de oficinas ou prestigiar as apresentações e barracas da feirinha cultural.


O evento irá dispor de uma sala especial para atividades com as crianças que incluem pintura facial e desenho para colorir, contação de histórias e montagem de dragões nos dois dias de evento e nos turnos da manhã e da tarde.


Atualizações sobre a programação, lojas e restaurantes parceiros, atividades e entre outros se encontram disponíveis no Instagram oficial do evento @festivalculturaldachina e na conta oficial da ACI/UFPB da mesma rede social @aci.ufpb.



Vai para o festival ou tem interesse em ir? Comente com o Café com Kimchi em nossas redes sociais!


35 visualizações

Comments


bottom of page