top of page

18º Festival do Japão da Paraíba! Preço, ingressos e tudo sobre o evento que ocorrerá em João Pessoa

Os dias 15, 16 e 17 de setembro de 2023 serão marcados pela celebração da cultura nipônica com oficinas, concursos e cultura pop!


(Divulgação/Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba)

A imigração japonesa no estado nordestino da Paraíba celebra seus 100 anos em 2023, marcando a chegada de Eiji Kumamoto, o primeiro imigrante japonês a chegar no estado. Desta forma, o 18º Festival do Japão da Paraíba propõe celebrar a cultura e a memória dos imigrantes que passaram pela região e dos descendentes que ainda permanecem.


Organizado pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ/PB) em parceria com o Consulado Geral do Japão em Recife, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Governo do Estado da Paraíba, o evento terá sua cerimônia de abertura sediada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo com entrada franca. Entretanto, os dois dias seguintes de evento ocorrerão no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB - Campus I.


O Café Com Kimchi reuniu as informações do evento — desde o valor dos ingressos, que variam entre R$5 e R$18, até as formas de pagamento. Confira, após a publicidade, tudo o que sabemos que você precisa saber para participar.


Tudo que você precisa saber sobre o 18º Festival do Japão da Paraíba


A cerimônia ocorrerá no dia 15/09 das 19h às 21h e contará com a presença de figuras ilustres, como o cônsul geral do Japão de Recife, Hiroaki Sano, apresentações musicais e uma homenagem a Eiji Kumamoto. Além disso, será realizada a entrega da Condecoração Imperial da Primavera com a Ordem do Sol Nascente à professora Alice Lumi Satomi do Departamento de Educação Musical da UFPB. A homenagem é entregue em nome do imperador do Japão a cidadãos japoneses e estrangeiros que tenham prestado meritórios serviços ao país.


No dia seguinte (16/09), as festividades e oficinas ocorrerão das 9h da manhã com demonstração de T’ai-chi Chuan, oficinas de furoshiki (amarrações com lenços), ikebana (arranjos florais), haikai (estilo de poesia), origami (arte com dobraduras em papel) e mangá. Assim como, ocorrerão palestras sobre cultura pop japonesa, expositores de lojas de produtos japoneses, mangás e action figures, culinária japonesa e muito mais.



O último dia (17/09) contará com demonstrações de artes marciais diversas, concurso de cosplay, apresentações de j-pop e canções japonesas de artistas de k-pop para aqueles que apreciam cultura pop japonesa e suas diversas ramificações.


Para os admiradores da cultura tradicional, ocorrerão as oficinas de língua japonesa, origami e kumihimo (pulseira da amizade) e a apresentação do grupo de Taikô Tatakinan - Sôran para abrir o tradicional Bon Odori — uma festividade que celebrava a boa colheita nos tempos antigos.



A venda dos ingressos já se encontra disponível na plataforma Sympla, cujas formas de pagamento disponíveis são: pix, cartão de crédito e boleto bancário. Existem duas opções de ingressos, sendo uma no valor de 10,00 reais para aqueles que desejam participar apenas em um dia de evento, 18,00 para quem desejar participar dos dois dias, meia-entrada para pessoas com deficiência (PCD) e gratuidade para menores de 7 anos e idosos acima de 60 anos.


Atualizações sobre a programação, lojas e restaurantes parceiros, atividades e entre outros se encontram disponíveis no Instagram oficial do evento @festivaldojapaopb e na conta oficial da Associação Cultural Brasil-Japão da mesma rede social @acbj_pb.



O Café com Kimchi estará realizando a cobertura do evento que promete ser um grande encontro entre a cultura tradicional e a tão atual cultura pop, cujo número de apreciadores vem crescendo ao longo dos anos desde a década de 80 no Brasil.


Vai para o festival ou tem interesse em ir? Comente com o Café com Kimchi em nossas redes sociais!


121 visualizações

Commentaires


bottom of page