DJ, toca uma pras K-poppers! Conheça os produtores por trás das mais famosas taglines de K-pop
- vics

- há 12 minutos
- 9 min de leitura
INCOMING! A gente compila essa e outras taglines de K-pop para você, trazendo o currículo de cada produtor por trás dos hits da sua playlist

(Divulgação / SM Entertainment)
Se você, assim como eu, aprecia música para além de apenas ouvir as músicas lançadas pelo seu grupo favorito (e nada de errado com isso!), você provavelmente está atento à lista de produtores. Mas mesmo que os nomes creditados em uma faixa não chame a sua atenção, você já deve ter reparado certos detalhes sonoros comuns entre faixas de um mesmo produtor. Sim, estou falando das taglines.
Taglines são artifícios opcionais usados por uma vasta lista de produtores ao redor do mundo para identificar facilmente suas produções. Se diretores de cinema utilizam estilos de captura/montagem para dar identidade aos seus filmes, é comum que os produtores musicais utilizem, entre outras coisas, uma chamada vocal como uma espécie de marcação no DNA de suas respectivas artes.
Essas taglines geralmente são uma das primeiras coisas que você ouve ao escutar uma música, e os desatentos costumam até mesmo achar que essa chamada faz parte da letra oficinal. E tomando isso como nosso norte, decidimos listar aqui algumas das taglines de K-pop mais famosas de alguns dos produtores mais famosos do mercado. Segue o fio!
Nota do redator: É importante frisar que esta é uma lista de produtores que possuem, necessariamente, uma tagline distinta usada amplamente em suas produções. Assim, a lista não inclui produtores sem a mesma, mesmo diante de catálogos extensos, como é o caso de idols como RM/SUGA/j-hope (BTS), Woozi (Seventeen), 3Racha (Bang Chan, Han e Changbin; Stray Kids), Soyeon (i-dle), EXY (WJSN), G-Dragon e ZICO, ou produtores exclusivos como The Hitchhiker, Ryan Jhun, Bang PD, Bumzu, EL CAPITXN, entre muitos outros.
Conheça o currículo dos produtores por trás das famosas taglines de Kpop
DEM JOINTZ
Se você é NCTzen, é incontestável que você já tenha ouvido a famosa frase "IIIIIINCOMIIIING!" mais vezes do que você pode contar. A tagline é a marca registrada de Dwayne Allen Abernathy Jr., ou ninguém menos que o Dem Jointz.
O premiado produtor norte-americano é um dos principais responsáveis pela sonoridade do NCT 127, tendo sido a mente por trás de hits como Cherry Bomb, Kick It, Punch, Ay-Yo e a divisora Sticker, além de b-sides como Designer e Skycraper. Ao todo, já foram 10 faixas produzidas para o grupo verde neon, além de trabalhos para o NCT 2020 (Outro: Dream Routine), o NCT U (Universe (Let's Play Ball)) e o NCT Dream (Arcade).
Mas o currículo de Dem Jointz não para por aí. Além do prolífico sucesso ao lado do NCT, Dwayne Jr. ainda possui um currículo extenso de colaborações dentro do K-pop, incluindo grandes nomes como — e pode pegar uma cadeira pra ler com calma — Red Velvet (Don't U Wait No More, Taste), EXO (Cloud 9, Obsession, Ya Ya Ya, Regret It), TAEYEON (Something New), Super Junior (2YA2YAO), SHINee (Don't Call Me, Juice), GOT the beat (Step Back, Stamp On It), NMIXX (Tank, Sickuhh, Golden Recipe).
Pausa para respirar.
BTS (Run BTS), J-hope (What If...), IVE (Heya), æspa (Supernova), TAEMIN (Sexy in the Air), ITZY (Gold, Tunnel Vision), TXT (Forty One Winks), Jennie (With the IE, ExtraL, Filter), TWICE (Battitude), Monsta X (N the Front), THE BOYZ (Tiger) e WayV (Stay). Ufa.
É inegável que Dwayne, com uma das taglines de K-pop mais famosa do meio, seja um dos produtores mais requisitados no cenário musical atual, estando em alta entre os grupos de maiores sucessos.
JYP
Esta lista jamais estaria completa sem a presença do nosso querido J.Y.Papi. O criador e dono do império JYP Entertainment (JYPE) é responsável por inúmeras músicas desde que ele debutou no K-pop, em 1992. Park Jin-young não é apenas o produtor de seus próprios lançamentos, mas já assinou diversos créditos para grupos de sua própria empresa e diversas outras com o seu distinto sussurro "JYP".
Não-JYPE
Focando em nomes mais amplamente conhecidos aos K-poppers, Jinyoung assina a produção de quase todos os álbuns lançados pelo lendário grupo da primeira geração g.o.d, sendo creditado na composição e/ou letra da grande maioria das faixas lançadas por eles. To Mother, Sorrow e Lies são apenas algumas dos grandes hits em que você pode ouvir a famosa tagline.
E sendo um amigo próximo de Lee Soo-man, o visionário por trás da SM Entertainment e principal responsável pela institucionalização do K-pop como conhecemos hoje, JYP já produziu algumas músicas para artistas de seu concorrente direto, como S.E.S (Taming a Playboy) e BoA (Letting You Go).
Ele também está por trás da sonoridade do solista Rain, como a famosa It's Raining. Ainda, IU (Someday), Lee Hi (Scarecrow), I.O.I (Very Very Very) e até mesmo PSY (Bomb) são alguns dos artistas que já receberam composições do veterano.
JYPE
Se você é macaco velho, grupos como Wonder Girls, 2PM e Miss A definitivamente já estiveram na sua playlist, assim como os hits produzidos pelo CEO. No primeiro caso, Tell Me e Nobody são os maiores sucessos incontestáveis do grupo, enquanto o segundo é marcado por titles como Heartbeat e Again & Again, e o terceiro carrega Bad Girl Good Girl em seu catálogo.
Ainda, além de solistas como Baek A-Yeon (Sad Song), Jang Wooyoung (Sexy Lady) e Sunmi (24 Hours), grupos como GOT7, TWICE, Stray Kids, DAY6 e ITZY já foram agraciados por produções de Park. Destes, alguns títulos são, respectivamente, Girls Girls Girls, What Is Love?, My Pace, Chocolate e Icy.
Todos os grupos e solistas do catálogo da empresa, seja da divisão coreana, japonesa, chinesa ou norte-americana, possuem pelo menos uma música produzida por JYP.
CHA CHA MALONE
Give me a cha-cha beat, boy. Se você já ouviu essa tagline, isso significa que ou você ouve muito Jay Park, ou gosta de uma sonoridade K-pop mais puxada para o R&B e Hip-hop.
O produtor norte-americano nomeado a Produtor do Ano no Korean Hip-hop Awards de 2017 assina a maioria da discografia do solista e rapper Jay Park, ex-líder do 2PM, desde 2010. Mas seu catálogo não para por aí.
Cha Cha Malone já trabalhou ao lado de diversos grupos e solistas de K-pop, como o U-KISS (4U, Favorite Girl, Heartless), B1A4 (One Love), KARA (Happy Happy Love), NU'EST (Good Bye Bye), SHINHWA (Alright), Red Velvet (Stupid Cupid). Pausa pra respirar. Hyolyn (Money), LOONA (Twilight), WOODZ (Different, POOL), OnlyOneOf (Heartbreak Theatre), KAI (Ride Or Die), JAY B (Switch It Up, B.T.W), ONEW (On the Way) e MINHO (Waterfall).
GRAY
Assim como Cha Cha Malone, o famoso produtor coreano e rapper Gray transita mais no mercado K-R&B/Hip-hop, mas sua tagline concisa e direta (um "Gray" sussurrado sensualmente, lembrando vagamente o "JYP" do JYP) já apareceu em uma música de K-pop ou outra.
SHINHWA (Alright), Jessi (Unpretty Dreams), WANNA ONE (11), OnlyOneOf (Angel) e Yugyeom (I Want U Around, Running Through The Rain, All Your Fault, All About U, When u Fall) são os artistas que já tiveram músicas assinadas pelo produtor nomeado ao Korean Hip-hop Awards.
GROOVYROOM
O trio de famosos produtores K-R&B/Hip-hop que já transitaram no K-pop não estaria completo sem o GroovyRoom. Ao som da tagline "Groovy everywhere", o duo formado por Park Gyu-jeong e Lee Hwi-min já emprestou sua sonoridade majoritariamente boom bap e trap para artistas como Hyolyn (Blue Moon), Jeong Se-woon (Just U), OnlyOneOf (a sOng Of ice&fire) e i-dle (Last Dance).
ATEEZ
Hongjoon
O capitão do ATEEZ é um dos principais produtores de toda a discografia do grupo, tendo sido o responsável pela grande maioria das letras e participado da composição da música de metade delas. Embora Hongjoong não tenha uma tagline propriamente dita, o idol é facilmente identificado pelo som de sua risada, que antecede suas linhas.
Mingi
Na mesma linha que seu membro de grupo, Mingi assina a letra de todos os seus raps na discografia do grupo. Mas além das faixas do ATEEZ, o idol também lança periodicamente mixtapes que carregam produções e composições totalmente autorais, promovendo uma das mais famosas taglines de K-pop entre idols: "FIX ON!".
LDN Noise
Se você é fã de carteirinha dos artistas da SM Entertainment, a dupla britânica formada por Greg Bonnick e DJ Hayden Chapman é uma velha conhecida — mesmo que você não esteja ciente, como eu, até o momento desta matéria. Praticamente empregados da empresa criado por Lee Soo-man, os donos da tagline distorcida quase inaudível "London noise!" já estiveram presente na discografia de quase todos os grupos e solista da família de sangue rosa.
Você já ouviu View, do SHINee? É deles. Dumb Dumb, do Red Velvet? LDN Noise. 4 Walls, do f(x)? Greg e Hayden. Monster ou Power, do EXO? London noise! Já pulou e popou ao som de Jopping, do SuperM? Pois é. A lista é extensa demais para nomear música por música, mas o trabalho deles data de 2015 e segue até os dias de hoje.
Para além da SM, o LDN Noise também assinou músicas para o GOT7 (Just Tonight), SHINHWA (Cat, Sniper, Ice Moon), I.O.I (Fingertips), SISTAR (Come and Get Me), ASTRO (Crazy Sexy Cool, All Night), THE BOYZ (Water, Honey), TWICE (Shadow, Believer). Respira. ITZY (Surf, What I Want), Monsta X (Carnival), PENTAGON (1+1), ENHYPEN (Go Big or Go Home, Blockbuster) e NMIXX (Love Me Like This, Run for Roses).
BRAVE BROTHERS
Apesar do nome inferindo, no mínimo, uma dupla, o Brave Brothers é o nome artístico de Kang Don-chul, dono e fundador da Brave Entertainment e criador da tagline "Brave sound".
Diferente de outros produtores, sua frase tem uma metamorfose interessante ao longo dos anos. O que inicialmente era um som feito através de auto-tune, as faixas mais recentes produzida pelo Brave Brothers tem a sua tagline anunciada pelo respectivo artista, em contra-partida ao habitual em que o próprio produtor ecoa sua tag.
Entre os diversos grupos e solistas que já tiveram uma música produzida por Dong-chul estão o BIGBANG (Good Bye Baby, Last Farewell, Wonderful, entre outras), BtoB (Beep Beep), AOA (Miniskirt, Like A Cat, Heart Attack, entre outras), Hyolyn (One Way Love), Park Bom (Spring, 4:44), SISTAR (Ma Boy, Push Push, Come Close, entre outras), Sunmi (Full Moon), Taeyang (Intro) e T-ARA (So Crazy, For You, What's My Name).
O DKB, grupo da Brave Entertainment, também conta com algumas produções de seu CEO, sendo elas Sorry Mama, still, Curious e Work Hard.
LINDGREN
O premiado alemão Michel "Lindgren" Schulz é o responsável pela tagline (quase inaudível) "Li-li-lindgren" presente em uma vasta quantidade de grandes hits no Kpop, incluindo títulos bem recentes — como Takedown, da animação Kpop Demon Hunters.
Lindgren já trabalhou ao lado de grandes artistas como o BTS (Boy With Luv, Run BTS, Mikrokosmos, Stay Gold, entre outras), TWICE (I CAN'T STOP ME, CRY FOR ME, SET ME FREE, SCIENTIST, Alcohol-Free, entre outras), BLACKPINK (THE GIRLS) e SEVENTEEN (_WORLD, DON QUIXOTE).
O catálogo ainda inclui grupos e solistas como TXT (0X1=LOVESONG, Run Away, CROWN, Good Boy Gone Bad, entre outras), V (Sweet Night, FRIENDS), Jung Kook (Never Let Go), i-dle (I Want That), ENHYPEN (Drunk-Dazed), JIHYO (Killin' Me Good), j-hope (i wonder..., Equal Sign), LOONA (Dance On My Own), EVERGLOW (Bon Bon Chocolat), CLC (Helicopter) e SUNMI (You can't sit with us).
MOONSHINE
Os produtores suecos Jonathan Gusmark e Ludvig Evers, assim como a tagline auto-tunada do duo "Moonshine!", são antigos colaboradores da sonoridade SM, datando desde 2017. Peek-A-Boo, do Red Velvet, Drippin', do NCT DREAM, One (Monster & Infinity), do SuperM, e Spicy, do æspa, são apenas algumas das faixas que formar o currículo da dupla, que ainda inclui pelo menos um trabalho para o SHINee, NCT 127, TVXQ!, TAEMIN, NCT WISH, HYO, Super Junior D&E, Irene & Seulgi, BAEKHYUN, WayV e KEY.
Para além da SM, o Moonshine já trabalhou ao lado de TWICE (Dance The Night Away, HOT, SHOT CLOCK), TXT (Blue Orangeade), Ailee (Room Shaker), THE BOYZ (Shake You Down), momoland (Yummy Yummy Love), VIVIZ (Tweet Tweet), SF9 (SCREAM), Kep1er (I do! Do you?) e ALPHA DRIVE ONE (FORMULA).
Após todos esses produtores e tantas faixas citadas, é impossível que você não conheça pelo menos uma das taglines de K-pop acima. E se essa matéria alimentou o seu interesse em descobrir outras (conta pra gente!) ou ficar de olho no trabalho desses produtores, assim como dar uma nova escutada nessas músicas para tentar escutar a tagline, missão cumprida. Boa diversão!









Comentários