top of page

[Entrevista] Adorável energia da juventude: O cignature retorna com o mini-álbum “Us in the Summer”

Atualizado: 24 de set. de 2023

Em seu mais recente lançamento, o girlgroup fala sobre os altos e baixos do primeiro amor em um disco de verão refrescante.


(Divulgação/J9 Entertainment)

Após o recente lançamento do 4º mini-álbum “Us in the Summer” o cignature reservou um momento na agenda de promoções do novo lançamento para uma roundtable, na qual o Café com Kimchi pôde participar em um bate-papo incrível com as integrantes. Na terça-feira (12), o girlgroup compartilhou alguns detalhes e expectativas acerca do novo disco, o andamento da carreira e a possibilidade de encontrar fãs ao redor do mundo após o fim da pandemia. Conheça o girlgroup que vem se destacando mais a cada novo trabalho.



O cignature é um girlgroup agenciado pela subsidiária da C9 Entertainment — denominada J9 Entertainment —, que fez sua estreia em 4 de fevereiro de 2020 com o single “Nun Nu Nan Na”. Composto atualmente por Chaesol, Jeewon, Seline, Belle, Semi, Chloe e DoHee, o grupo teve seu segundo single de debut lançado somente em abril do mesmo ano. A canção “Assa” foi a segunda prévia do que viria a ser o primeiro disco do grupo.



Entretanto, com a crise gerada pela pandemia da COVID-19 naquele mesmo ano, os planos para o lançamento do primeiro mini álbum foram interrompidos por um longo período.


Deste modo, o cignature só foi capaz de concretizar esse sonho em meados de setembro de 2020. O disco de estreia “Listen and Speak” teve uma boa recepção, encostando no top 20 do chart de álbuns da Gaon, e a canção principal “Arisong” apresentou de forma refrescante a adorável essência da juventude que tornou-se a base estética e conceitual do girlgroup.



Com um conceito colegial, o disco capturou o interesse do público; prova disso foi ter excedido a demanda calculada pela agência, que resultou no esgotamento do primeiro lote de álbuns físicos. Além disso, o MV de “Arisong” conquistou 3 milhões de visualizações no YouTube com apenas 3 dias de lançamento.


Em agosto de 2023 foi lançado o 4º mini-álbum, denominado “Us in the Summer” juntamente com o clipe da faixa-título “Smooth Sailing”. O Café Com Kimchi teve a oportunidade de entrevistar o cignature e descobrir as inspirações, perspectivas futuras e experiências vivenciadas pelas integrantes no processo de produção do disco e do MV da canção principal.



Uma trajetória de sucesso


Com uma estreia impressionante, o cignature veio a lançar seu segundo mini-álbum em novembro de 2021, pouco mais de um ano após “Listen and Speak”. O disco “Dear Diary Moment” não chegou a ter o mesmo desempenho em vendas do seu anterior, mas teve um bom posicionamento nas paradas coreanas com a faixa-título “Boyfriend”, que ficou entre as 200 mais populares de 2021 segundo a Gaon.



Somente em janeiro de 2023, foi lançado o terceiro disco “My Little Aurora”, que vendeu mais de 8 mil cópias físicas e alcançou a 18ª posição no Gaon Album Chart, quebrando e estabelecendo os recordes particulares do grupo. Além disso, a canção principal “Aurora” também aparece na lista de músicas mais populares desse ano, ocupando a posição de número 124.



“Como é estar de volta com “Us in the Summer”?”


Seline: “Este é nosso comeback mais rápido, com apenas sete meses desde o lançamento do anterior, e é nossa primeira canção de verão. Eu estou muito empolgada para mostrar aos nossos fãs sobre o que é o estilo de verão do cignature. Eu espero que isso seja o primeiro passo para mais canções sobre estações no futuro.”


(Divulgação/J6 Entertainment)

A primeira experiência fora do país


Apesar de não ter realizado concertos presenciais em outros países até o momento, o cignature teve sua primeira experiência no exterior com as gravações do MV de “Smooth Sailing”, que foram realizadas no Japão em pleno verão. A estética refrescante somada aos trajes de colegial levam o telespectador a uma viagem cheia de cores que remetem a um primeiro amor juvenil.


“Primeiramente, parabéns pelo lançamento de “Us in the Summer”! Como foi a experiência de gravar o clipe de “Smooth Sailing” no verão japonês?”


Dohee: “Essa foi nossa primeira vez gravando um videoclipe no exterior com todas as integrantes, então foi incrivelmente empolgante e divertido. Particularmente, eu acredito que essa experiência nos ajudou a melhorar nosso trabalho como equipe também. Foi uma ótima oportunidade para nós como um grupo.”


“Qual fato divertido ou história vocês acham que as pessoas ficariam surpresas ao ouvir sobre a experiência de vocês durante as filmagens do videoclipe de “Smooth Sailing?”


Seline: “Tem uma cena na qual filmamos em uma praia. Ela mal aparece no clipe, talvez por uns três segundos ou mais, mesmo assim, nós passamos um tempo gravando essa cena durante a noite. Tem uma cena com fogos de artifício que aparece por três segundos no clipe. Enquanto filmava essa cena, eu lembro da equipe de gravação se esforçando bastante para criar a mais bela explosão de fogos de artifício. Eles acendiam os fogos um por um para criar o espetáculo mais magnífico, e eu acho que esse foi o melhor show de fogos de artifício que eu já vi na vida.”


“Mais alguma história do por trás das cenas do clipe de “Smooth Sailing”?”


Semi: “Depois de filmar a cena na piscina com Jeewon, nós fomos a um salão de beleza no Japão e lavaram nossos cabelos. Essa foi minha primeira vez indo ao Japão, mas ter meu cabelo lavado por uma cabeleireira local foi bem memorável.”


(Divulgação/J6 Entertainment)

Uma mensagem sobre crescimento interior e o primeiro amor


Além da faixa-título, o disco é composto por outras três canções — popularmente conhecidas pelo termo “b-sides” — que seguem uma linearidade no que diz respeito a narrativa que o cignature quer contar com o álbum como o todo. Cada faixa representa um momento confuso e doce do processo de se apaixonar pela primeira vez.


“O novo EP do cignature é composto por canções que discutem os diferentes e complexos sentimentos que envolvem o amor. Tem algum motivo pelo qual o cignature quer nos contar essas histórias? Que tipo de mensagem o cignature quer passar a partir deste mini-álbum?”


Chaesol: “Este álbum aborda o amor puro e inocente vivido por garotas. Ele explora os sentimentos do primeiro amor, um amor adolescente, e as histórias particulares dos indivíduos. Em um mundo onde expressar amor se tornou algo de certa forma desafiante, nós pretendemos ajudar as pessoas a redescobrir sua inocência interior através das nossas performances e música, como se eles tivessem retornado a infância. Nós esperamos que todos possam apreciar nossas performances.”


A primeira canção é “Mess Up With My Mind”, uma faixa que remete a sensação confusa de estar se apaixonando por alguém que não sabe expressar suas intenções e sentimentos de forma clara. Na sequência vem “Smooth Sailing” que aborda o ato de confessar o próprio amor entre o nervosismo e a tranquilidade.


“Você poderia dizer o que “Smooth Sailing” tem de especial e por quê os fãs deveriam escutar essa música?”


Chloe: "Eu acredito que essa música captura nosso lado natural. Nós todos nos esforçamos e aperfeiçoamos nossas performances no palco, mas com essa música, nós tentamos mostrar um lado mais relaxante onde podemos aproveitar nossas performances no palco. Eu espero que nossos fãs que estão assistindo nossa performance também possam sentir a felicidade. É isso que eu espero."


“Vocês estão se sentindo mais confortáveis com as promoções de “Smooth Sailing” agora que vocês já sabem o que esperar ou vocês ainda se sentem da mesma forma que se sentiam quando debutaram e no primeiro comeback?”


Chloe: “Para mim, eu poderia dizer que estou definitivamente mais confortável no palco agora do que antes, pois lembro de quando performamos “Boyfriend” pela primeira vez e eu mal consegui encontrar as câmeras. Mas agora, eu posso fazer isso muito bem. E eu também tento preparar diferentes gestos para minha parte, mas antes disso eu não conseguia fazer isso. Ser multitarefa, eu também não conseguia antes. Mas agora estou melhorando.”


Dohee: “Durante nossa apresentação de estreia, eu estava extremamente nervosa. De qualquer forma, graças aos avisos das outras integrantes que tem mais experiência no palco, eu fui de nervosa para alguém que consegue aproveitar genuinamente nossas performances. Eu acredito que essa é a diferença mais significativa entre agora e nos nossos dias de debut.”


Enquanto “Sorry So Sorry” é sobre a desilusão e o fim do sentimento adocicado do amor através de um constante pedido de desculpas pela situação. Por fim, “Little Me” é uma faixa mais triste, que aborda a dor do fim, a ansiedade pelo início de uma nova fase da vida e o frequente medo de não ser amada novamente, sendo esta a última fase do ciclo que compõe a descoberta e o fim do primeiro amor.


“Além das cores vivas destacadas pela estética visual do álbum, muitas das letras mergulham em temas como o coração partido e a ansiedade que vem com a vida adulta. “Little Me”, em particular, fala sobre curar nossa criança interior. Em momentos de angústia ou dificuldade, você tem uma frase específica (ou talvez uma música) que a motiva a continuar?”


Chloe: “Eu particularmente gosto da música “Count on Me” do Bruno Mars, pois parece que você está falando diretamente com seu amigo, tipo “você pode contar comigo pois eu posso contar com você”. Eu acredito que isso carrega a mesma mensagem que esse álbum, visto que fala sobre nossas dificuldades.”



A possibilidade de vir ao Brasil e conhecer o calor dos fãs brasileiros


Com a estreia durante a pandemia, a possibilidade do cignature encontrar seus fãs presencialmente só veio no ano de 2022 com a reabertura dos music shows para o público e a possibilidade de realizar concertos e turnês em diversas partes da Coreia do Sul e do mundo.


Apesar de ansiosas para encontrar os fãs ao redor do mundo, as integrantes ainda estão se preparando para essa possibilidade, tendo em vista as recentes experiências em palcos com plateia e a discografia breve.


“Existe alguma possibilidade de vocês visitarem a América Latina em breve?”


Semi: “Nós não temos planos ainda, mas assim que nos derem a oportunidade, nós adoraríamos visitar muitos países na América Latina para encontrar o máximo de fãs possível. Por favor, nos convidem!”


“Vocês sabem que o cignature tem muitos fãs brasileiros? Qual é a música deste comeback que vocês acham que seus fãs brasileiros irão gostar mais?”


Chloe: Eu sei que nossos fãs brasileiros realmente gostam da nossa música “ASSA”, então eu acho que eles gostam de um som mais rítmico, então eu acho que “Sorry So Sorry”? (Olhando para as outras integrantes) Vocês concordam? Ou “Smooth Sailing”? É difícil. “Smooth Sailing” e “Sorry So Sorry” eu acho. Escolherei as duas.”


Sem sombra de dúvidas, os fãs brasileiros aguardam ansiosamente pela vinda do cignature, em especial, tendo a possibilidade de cantar hits como “Nun Nu Nan Na” e “Smooth Sailing” ao lado das queridíssimas integrantes do girlgroup. Para matar a vontade, não deixe de conferir o disco “Us in the Summer” que já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.



Já conhecia o cignature ou conheceu agora e já virou fã? Comente com o Café com Kimchi em nossas redes sociais!

51 visualizações

Comentarios


bottom of page