top of page

Concurso de Literatura Coreana dará prêmio em dinheiro para melhor vídeo-resenha; saiba mais

Competição organizada pela Ara Cultural premiará os três melhores colocados com R$6.000,00 participe e concorra


(Divulgação)

Ara Cultural, agência e tradutora de literatura coreana no Brasil anunciou um concurso que vai encantar os leitores de obras literárias da Coreia do Sul. Em conjunto com a editora Pipoca & Nanquim, e realizado pelo Instituto Coreano de Tradução Literária (LTI Korea), R$6.000,00 serão distribuídos entre os três primeiros colocados e menções honrosas. Confira as informações após a publicidade para competir, e se inscreva até 12 de setembro.




O concurso tem como requisito ler o livro Jun: A história real de um músico autista, da autora Gendry-Kim Keum Seuk, e a partir dele fazer uma vídeo-resenha criticando a obra com base em sua opinião, após a leitura. Os organizadores esperam que personagens, temas abordados e enredo sejam evidenciados durante a crítica.



Como se inscrever


A primeira etapa, é preencher a ficha de inscrição no formulário até o dia 12 de setembro. Após essa etapa, o participante deve se preparar para ler e gravar o vídeo, que deve ser enviado para a organização até o dia 23 de setembro. Todos os inscritos serão orientados para onde enviar seu vídeo-resenha, mas é preciso saber que o vídeo deve ter de 2-3 minutos, e pode estar na vertical (para TikTok e Instagram), ou horizontal (para Youtube e Facebook), e o formato deve ser mp4.


A premiação será via YouTube, e ocorre no dia 10 de outubro. O intuito da cerimônia online é ter a participação de pessoas de todo o Brasil.





Conheça a obra


Jun: A história real de um músico autista é uma obra graphic novel de Gendry-Kim Keum Seuk. A autora conheceu Choi Jun, um jovem que se dedicava à música e precisava lidar com os preconceitos e insensibilidade das pessoas acerca de suas diferenças. Ela se sensibilizou pela história do rapaz e decidiu registrá-la através de relatos de seus familiares e sua rotina.


A obra foi traduzida pela Yun Jung Im, coordenadora do curso de Língua e Literatura Coreana da FFLCH/USP e publicada pela editora Pipoca & Nanquim em 2022. É uma história de lição de vida, combate a preconceitos e aceitação. Aborda o contexto histórico da Coreia do Sul em 1990 e também o pansori, um gênero clássico da música do país.


Se interessou? Não deixe de se inscrever e torcer para ganhar!


80 visualizações

Comments


bottom of page