top of page

Review | Em "BEAUTIFUL CHAOS", O KATSEYE sabe que as farofas pop trarão o pão de cada dia

Com cinco faixas ao todo, o EP do girlgroup denota sua vontade de conquistar a audiência jogando no que é seguro



Review | Em "BEAUTIFUL CHAOS", O KATSEYE sabe que as farofas pop trarão o pão de cada dia
(HYBE Labels/Geffen Records/Reprodução)

É certo dizer que o KATSEYE é um dos girlgroups mais proeminentes de 2025. Em abril, quando o sexteto divulgou o single Gnarly, ninguém imaginava que a faixa noisy e muito estranha seria um dos maiores virais do ano; uma farofada que colocou o grupo sob os holofotes. Agora, as meninas repetem a dose do suco do pop no EP BEAUTIFUL CHAOS.


Divulgado em 27 de junho, o mini-álbum é composto por quatro músicas — além da já citada Gnarly — que destacam o girlgroup num período em que os conjuntos femininos ocidentais custam para bombar. Em BEAUTIFUL CHAOS, o KATSEYE faz a lição de casa de nos entregar a diversão. E convenhamos, o pop serve para ser divertido, não é?




Com BEAUTIFUL CHAOS, o KATSEYE aprende a ser campy e a puxar os olhos da audiência


Gnarly dispensa apresentações. A música que abre o comeback do KATSEYE, com seu MV meio camp e que beira o humor do Monty Phyton em sua conjuntura, é o inverso do que o girlgroup havia feito até então. Diferente das anteriores Touch e Debut, agora as meninas se jogam no hyperpop e um som muito mais industrial para dividir o público entre os que amam e os que não suportam a faixa.


Mesmo que seja compreensível o desgosto por Gnarly, o KATSEYE foi bem-sucedido em experimentar com o retorno da música eletrônica ao pop (e o K-pop) que ocorre desde o ano passado. A canção é um meme completo, com uma letra cheia de bragging acompanhada por uma batida desconfortavelmente viciante; caótica, como o KATSEYE deseja fazer em BEAUTIFUL CHAOS. E não é que elas conseguiram? Eu amo esta!



E na tracklist do álbum, Gabriela agrada quem busca algo mais verossimilhante nos fones de ouvido. A faixa r&b, que possui uma pontinha da sonoridade da música latina, foi genialmente divulgada com um divertido MV que homenageia telenovelas do nosso hemisfério, e a participação da atriz Jessica Alba foi a cereja do bolo. A música não é tão exagerada (no melhor sentido da palavra) e dançante quanto a anterior, mas é uma quebra agradável da introdução barulhenta de BEAUTIFUL CHAOS.




Após isso, o lançamento do KATSEYE apresenta Gameboy, que é gostosinha de ouvir, mas sem muitos destaques. É uma faixa normal, com certo esforço de conquistar o ouvinte a partir da inspiração no afrobeat, e feita para ficar em looping na cabeça do público com sua produção mais palatável se comparada a Gnarly.


O "caos" do KATSEYE perde força, mas consegue impulsionar o futuro das meninas


Dá para dizer que o KATSEYE, em BEAUTIFUL CHAOS, é louco e experimental até certo ponto. Na segunda metade do comeback, as músicas Mean Girls e M.I.A não são instigantes o suficiente para manter as pessoas vidradas na fantástica e visualmente divertida maluquice que o começo do CD promete.


Contudo, são o suficiente para deixar a impressão de que o girlgroup é um ato do pop que merece atenção, e que podem entregar muito mais no futuro. Talvez tenha faltado um pouco mais da atitude de "correr riscos", o que não é culpa das seis talentosas performers do grupo, e sim de sua gestão na HYBE Labels e Geffen Records.



No final das contas, as cantoras introduziram algo curioso e diferente, mas acabaram jogando no lado seguro do campo. Entretanto, surge também o questionamento sobre o conjunto querer, ou não, sempre ser inovador e diferente das ondas que o pop leva e traz com o passar do tempo. Dá para ser disruptivo e divisor de opiniões toda hora? Ou isso, em algum momento, fica chato?



De toda forma, o KATSEYE tem tudo para não ser um grupo "normalzinho". Querendo ou não, Gnarly chocou por ser cômica, sarcástica e doida, e o equilíbrio foi atingido em seguida com a prazerosa e bem-produzida Gabriela. Nisso, vemos que o conjunto é capaz de se beneficiar do melhor dos dois mundos, e torço para que a evolução de sua discografia seja constante.


O girlgroup já tem os meus olhos atentos para as próximas divulgações, com o desejo de que elas sejam sempre o mais "gnarly" possível. Para ganhar o pão de cada dia, o KATSEYE pode contar comigo para o benefício de suas melhores farofas.


Escute BEAUTIFUL CHAOS do KATSEYE abaixo:



Comentarios


bottom of page