top of page

Conheça a trajetória de Lee Hyori, apresentadora do MAMA 2021

A cantora é um dos maiores nomes da história do kpop e será a primeira mulher a comandar o evento


(Reprodução / Twitter)


Lee Hyori será a apresentadora do Mnet Asian Music Awards deste ano, sendo a primeira mulher a apresentar a premiação. Com mais de 20 anos de carreira, a cantora já faz parte da história do kpop, colecionando recordes, hits e diversos prêmios.



Sua trajetória musical começou em 1998, sendo uma das integrantes do FIN.K.L, um dos principais grupos femininos da primeira geração. Com hits como Now e To My Boyfriend, o FIN.K.L se tornou um dos grupos mais bem sucedidos de todos os tempos da Coreia do Sul.


Em 2003, Lee Hyori tem sua estreia como solista com o álbum Stylish…E, em que está incluso um de seus maiores sucessos, 10 minutes. Com o disco, a artista recebeu diversos prêmios, incluindo 3 daesangs nas principais premiações sul-coreanas.



Nos anos seguintes, vieram os lançamentos de Dark Angel (2006) e It’s Hyorish (2008), neste está presente o single U Go Girl, que alcançou o topo das paradas, tornando-se mais um dos grandes sucessos na carreira de Lee Hyori. Ela também participou de diversos dramas para a televisão nesse período.



Infelizmente, sua trajetória também foi marcada por problemas, como as acusações de plágio que seu álbum H-Logic de 2010 sofreu. Não só uma, mas sete das canções presentes no disco foram acusadas de serem cópias de outras músicas. Lee Hyori afirmou que as acusações eram verdadeiras e que foi enganada pelo compositor com o qual trabalhou em H-Logic. Com isso, a cantora resolveu dar uma pausa na carreira musical e focou em atividades culturais, como colunista em jornais e ativista pela defesa dos direitos dos animais.


Monochrome, de 2013, marca sua volta a música e dessa vez, ela fez questão de participar ativamente da composição das faixas, sendo creditada como compositora em oito das dezesseis faixas presentes no disco. E, mais uma vez, Lee Hyori obteve êxito, o single Bad Girls alcançou os primeiros lugares nas paradas musicais.



Posteriormente, a artista anunciou que faria uma pausa na carreira, época em que também se casou com o músico Lee Sang-soon, que juntos estrelaram o reality show Hyori's Homestay em 2017, ano em que ela também lançou o álbum Black.


E mesmo depois de tantos anos de carreira, a Lee Hyori segue extremamente relevante no cenário do pop da Coreia. Em 2020, ela integrou o trio SSAK3 junto de Rain e Yoo Jae-suk, e conseguiram um Perfect All Kill em 2020, com a canção Beach Again. Também no mesmo ano, Lee Hyori fez parte do projeto Refund Sisters, com nada mais nada menos que Uhm Jung-hwa, Jessi e Hwasa. Unindo diferentes gerações de cantoras de kpop, o grupo lançou o single Don’t Touch Me em 10 de outubro.



Lee Hyori é, sem dúvidas, um dos nomes mais importantes da história do kpop. Seu legado é incontestável e ela é com certeza uma grande referência para qualquer artista. Portanto, vale a pena acompanhar ao MAMA e aguardar sua performance, já que ela também irá se apresentar no evento depois de 13 anos.




194 visualizações

Kommentare


bottom of page